NAVALHAS AO VENTO


ABSURDO DO ABSURDO

As prioridades mudam de acordo com o governante. Essa verdade fica gritante quando acompanhamos pelo Jornal Nacional a notícia absurda de que André Porciuncula, secretário de fomento à cultura, diz a apoiadores que poderiam usar mais de 1 bi de recursos da Secretaria da Cultura para produzir conteúdos incentivando o uso de armas.

Lembro que lá pelos idos de 1982, Leonel de Moura Brizola, então. candidato a governador do estado do Rio de Janeiro, taca fogo em armas de plástico recolhidas das crianças e, em comemoração, pula a fogueira com maestria de gaúcho, com sua bota de cano longo e a felicidade estampada no rosto. Incentivar a educação e cultura, desestimular o uso de armas e a violência era tema urgente para um Brasil melhor, um Brasil saindo da pior época de sua história, a ditadura militar. Eu estava grávida e chorei de emoção ao ver a foto nos jornais. Meu filho nasceria num mundo muito melhor.

E aí, exatos quarenta anos depois, tendo um déspota na presidência que incita crianças a fazerem gesto de arminha com as mãos e uma manada pronta a destruir o país chegamos a notícia de que a Secretaria Especial de Cultura aprovou a edição de um livro sobre a história das armas no Brasil financiada pela Lei Rouanet, tendo como principal apoiador a empresa Taurus, responsável por investir 336 mil na obra. Informação revelada pela Agência Pública e confirmada pelo GLOBO.

Aqueles que sempre acusaram os artistas de "viverem da lei Rouanet" agora se utilizam da mesma lei para incentivar a violência. Qual o interesse em publicar conteúdo que instigue o ódio? O que essa literatura trará de benefício para o país? A intenção deste governo nunca foi a cultura, arte ou educação. Estamos num país mundialmente desmoralizado onde a violência, racismo, homofobia, misoginia e ódio, muito ódio, são incentivados por quem deveria defender a pátria.

E ainda tem gente que aplaude. Mas o que realmente me dói é ver artistas, mulheres, gays, negros, índios e/ou professores, principalmente os de história, defendendo este governo. Leonel de Moura Brizola deve estar dando voltas no caixão.

 
Isab-El Cristina Soares

Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

4 Comentários