TRÊS PITACOS NERDS


 

1. Cinema:
 Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis


Assisti ao filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, mas não reconheci o herói urbano da Marvel, Sangui-Chi, O Mestre do Kung Fú, que acompanhei algumas aventuras três décadas atrás na saudosa revista Superaventuras Marvel onde as tramas giravam em torno de disputas entre gangs mafiosas e como pano de fundo as desavenças com seu pai. No filme, o foco foi outro e o herói virou um super-herói numa disputa entre dragões de outros universos. Tem momento que Chi flutua no ar como um Superman, pode isso? O filme em si é bem mais ou menos. Até tem um começo bacana, com muita ação e lutas perfeitamente coreografadas, mas quando abre o portal para o mundo paralelo, até raposa de nove caldas aparece, tornando-se um filme de fantasia. Nada contra a fantasia, mas esse não é o Mestre do Kung Fú que eu esperava.

2. Quadrinhos Underground: 
Bobonecos


Conheci recentemente o cartunista e ilustrador Bício no CCQ - Circuito Catarinense de Quadrinhos. Bício é membro do Quadrinhos SA, grupo de ilustradores e quadrinistas de Santa Maria/RS, embora esteja radicado em SC. Na oportunidade peguei seu livro Bobonecos, um trabalho onde o autor mistura tiras e charges tendo como personagens robôs de teste. Parece despretensioso e com traço despojado, mas a leitura nos leva a boas reflexões, além das piadas características desse formato de publicação.

3. RIP:
 Neal Adams (1941-2022)


Surpreendido pela morte do desenhista Neal Adams. Nada foi veiculado sobre seu estado de saúde, por isso, a notícia me pegou desprevenido. Uma perda lamentável de  um dos maiores desenhistas da História dos Comics norte americanos. Adams simplesmente redefiniu e tornou clássico o visual do Batman, desenhando uma das fases mais marcante do personagem. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Neal quando de sua vinda ao Brasil para participar da CCXP em 2019. Fui até o seu estande para pegar um autógrafo e umas fotos. Ele atendeu-me simpaticamente com um belo sorriso no rosto. Pude apertar a mão que desenhou tantas histórias clássicas e que me fizeram ser um grande fã do Batman. Descanse em paz grande Mestre.

Meus zines: 
Savage Worlds 02


Revista de quadrinhos no gênero espada e fantasia apresentando o personagem Peryc, O Mercenário criado por Denilson Reis. Roteiro de Jerry Souza com arte de Sérgio Gama e arte-final de Jader Correa. Também apresenta o personagem Brandar com roteiro de Jerry Souza e desenhos de Fernando Merlo. Capa de Fernando Merlo. São 24 páginas, capa colorida e miolo p&b, formato comics e impressão off-set. Solicite seu exemplar no site: www.profeciacomics.com



Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012 e 2018)


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Caro Denilson, em relação ao filme, também achei uma adaptação muito extrema em relação aos quadrinhos, como se quisessem modificá-lo para uma nova franquia, aproveitando um público jovem que não conhece o personagem dos quadrinhos. Já em relação ao mestre Neal Adams, fico com uma inveja branca pela oportunidade que tiveste de conhecê-lo e apertar aquela mão que traçou o melhor design do traje do Batman de todos os tempos! E em parceria com o Dennis O'Neil trouxe o maior detetive do mundo para os quadrinhos dos anos 70, algo que o Mat Reeves tentou resgatar nesse novo Batman. Abraço

    ResponderExcluir
  2. João! Este é um grande problema, as atualizações podem agradar a nova geração, mas acaba frustrando os "dinossauros" rsrsrs... Realmente estar em frente ao Mestre Adams foi um momento único.

    ResponderExcluir