A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 


Cazuza - Ideologia


Ideologia, eu quero uma pra viver. Com esse refrão, ficou eternizada uma das várias boas canções lançadas pelo rock brasileiro feito nos anos 80. E isso se deve a Cazuza. Caju para os amigos, por muitos, é considerado, um dos grandes poetas do rock nacional, ao lado de outros importantes nomes da sua época.

Terceiro álbum do cantor, Ideologia foi lançado em 1988. Produzido por Ezequiel Neves e Nilo Romero, é cheio de falhas e erros de produção, reconhecido pelos produtores. A faixa título foi uma das primeiras músicas compostas pelo cantor sabendo ser soropositivo. Ideologia conquistou o certificado de diamante e é venerado até hoje e por muitos é considerado o melhor disco de Cazuza.


Ideologia marca uma fase mais lírica de Cazuza. Mais introspectivo, com outra visão de mundo, o compositor já sentindo que não lhe restava muitos anos de vida, queria deixar sua mensagem e legado para a sua geração e a posterior a que estava a surgir.

A parte lírica e intimista do disco fica por conta das duas bossas do álbum: Um trem pras estrelas, composta ao lado de Gilberto Gil, mostra o lado melancólico, critico e acido de Cazuza. Outra que é um clássico de sua carreira até hoje, é Faz parte do meu Show, esta a principio iria ter guitarra, mas de última hora, Cazuza e Walter franco, resolvem levar a música numa boa bossa.

Brasil é um tapa na cara de todos. Atual até hoje, a música esteve na trilha sonora da novela Vale Tudo, tendo sido gravado por Gal Costa, ela foi um sucesso e é relembrada até os dias atuais. Outra com tom critico, é a faixa titulo Ideologia, que foi composta por seu eterno parceiro musical e amigo, Frejat. Aliás, uma das melhores duplas de compositores da música brasileira. A música fala da sociedade brasileira da época e que talvez não tenha mudado muito.


Outra canção feita em parceria com Frejat é Blues da Piedade. Música densa, letra incrível e com um refrão Vamos pedir piedade/ Senhor piedade/ Pr’essa gente careta e covarde, mostra que a música pode ter várias interpretações e visão sobre as pessoas.

O álbum mostrou que Cazuza tinha amadurecido como artista e tinha outra percepção sobre o mundo. O álbum e o conjunto de sua obra.

CLIP DA MÚSICA IDEOLOGIA: 



PARA ESCUTAR O DISCO COMPLETO: 



Daniel Filósofo 

Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!



Postar um comentário

0 Comentários