TECITURA

 

Diários da Cultura - Fragmentos Poéticos

“1953

O que não me falta
É disposição
Para me entregar
Desde que encontre alguém
Que saiba e entenda
Que o amor vai e volta

Nem precisa ser
Na mesma intensidade
Mas que supra
A necessidade
Do desejo de amar
Evitando assim
A decadência desse amor
Alimentado
Pelo sentimento de revolta

Serginho - 11.08.22”



Fragmentos Poéticos, o novo livro do Poeta Serginho, teve seu lançamento oficial no dia 09/07/2022, no Complexo Urbano, com os apoios do Urbano Coworking, Papelaria Sophie, Café Grãos do Mundo, Plantas Verde Musgo e do Clube Literário de Gravataí … importantes citações, visto que, entre escrever, criar e publicar um livro, há um caminho longo a ser seguido, onde muitas vezes os criadores das obras ficam jogados à própria sorte. Receber algum tipo de apoio neste processo é muito importante, demonstrando a sensibilidade e preocupação dos empreendedores para com a cultura e suas diversas manifestações. Que sigam de exemplo para que outros potenciais apoiadores “abracem” as manifestações artísticas e culturais em suas mais diversas formas e apresentações.


Serginho presenteou-me com a honra de prefaciar esta bela obra. Trabalhamos juntos para entregar uma material de qualidade, em que fiquei responsável pela revisão textual e dos prefácios do livro, tecendo comentários e trazendo ao leitor um pouco da história deste escritor, seu “nascimento” para a escrita criativa e a sua evolução na prosa poética, um processo bonito de se acompanhar, visto que Serginho entrega todo dia uma nova poesia, hoje estando com mais de 2100 poemas escritos, lançados em suas redes sociais. Detalhe interessante, Serginho não utiliza títulos em seus poemas; identifica-os com o número do poema e a data em que foi escrito. “Memórias afetivas, experiências de vida, conhecimento empírico, as vivências internalizadas e construídas ao longo de uma existência, é disso que trata a poesia de Serginho. Mensagens ao coração, aos amantes e enamorados, àqueles que admiram os textos bem escritos, conselhos aos jovens e um recado ao mundo de que o romantismo não morreu. Apenas está inerte, talvez fora de moda, jamais esquecido!”


As professoras Márcia Fraga (Sereia) e Lisi Martins estiveram presentes, estas que muito influenciaram Serginho em sua criação literária, sendo referenciadas também em seu texto as ex-colegas Adriana Emerim e Andreia Seligman como potencializadoras no início do processo e do lançamento de seu primeiro livro, Bom dia, com poesia!

Márcia Fraga, a Sereia, relatou o trabalho realizado em sala de aula com os textos de Serginho, fato que fortalece o escritor local, levando seu material para dentro da sala de aula, criando uma sentimento de pertencimento aos alunos que desenvolveram esta atividade, com um escritor da cidade, a proximidade e a qualidade desenvolvida por alguém da comunidade Gravataiense.

Diversas personalidades do município, como o Presidente da Casa Legislativa, o Vereador Roger Correa, o Secretário da SMCEL, Leandro Ferreira, colegas da secretaria, os membros do Clube Literário Nei Medina, Borges Netto e Círio de Melo e diversas outras pessoas estiveram prestigiando o evento, declamando poesias do livro.

Que a produção literária Gravataiense siga pujante, com seus escritores e escritoras em constante atividade, entregando conteúdo de qualidade e bom gosto!


“1797

Toda vontade de amar
Depende do amor
Que seu coração
Esteja disposto
E queira entregar

Dar ao outro
Sem esperar reciprocidade
Ele também virá
Na mesma intensidade
Se sua entrega
For baseada na verdade
Passe o tempo que passar

Serginho - 14.08.21”



Sandro Gomes

Sandro Ferreira GomesProfessor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento. 

Confiram podcast gravado com Sandro Gomes clicando Aqui


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Que lindos esses dois poemas, é muito bom conhecer um pouco sobre os artistas locais e os eventos através da tua apresentação deles

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo nos tempos difíceis que vivemos, a poesia permanece nos encantando.
    No livro - Fragmentos Poéticos- encontramos palavras com significados e qualidades poéticas que encantam nosso viver, nos levam reflexão e despertam nossos sonhos.
    Parabéns Serginho pela sensibilidade de traduzir sentimentos em palvras, com tanta inspiração.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Um poeta que fala de maneira simples desse sentimento tão complexo que é o amor.
    Sou assídua leitora e desejo muito sussesso!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários! Para mim, foi um prazer enorme fazer parte deste projeto do Serginho ...

    ResponderExcluir