A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 

Chico Buarque - Construção


Francisco Buarque de Holanda, ou Chico Buarque para o grande público. Dono de um inestimável talento para escrita escreveu varias composições de enorme sucesso e qualidade inquestionável. Talvez possa se questionar sua qualidade vocal, é um cantor normalíssimo, não tem a mesma potência vocal de cantores contemporâneos, mas agrada aos ouvidos. E quem nunca se deleitou com suas canções, na voz de outros interpretes?

O ano era 1971, Chico acabara de voltar do exílio em Roma. O Brasil vivia sob forte ditadura militar, alguns artistas optaram pelo autoexílio para não sofrerem com a forte opressão e censura. Em 1969, Chico ele foi para Itália e ficou por lá durante 15 meses. Boa parte das canções do disco foi composta nesse período.

Antes de período de exílio, o compositor tinha a fama de bom moço. Ele era conhecido por possuir composições líricas, cheias de sentimentalismo e distante do momento vivido no país, coisa que estava sendo criticada por seus pares. Em sua volta do exílio, adotou outra postura. Uma postura mais combativa, mais firme, critica, batendo de frente contra o regime militar. Sem medo de qualquer repressão.

Construção foi lançado em 1971 pelo selo Philips. Os arranjos ficaram por conta do maestro Rogério Duprat, o mesmo responsável pelos discos de Gil e Caetano. Além de Duprat, Magro (MPB-4) também ficou responsável pelos arranjos do disco. A produção ficou com Roberto Menescal e a parte técnica com Marco Mazzola. Quem deu as caras no álbum, foi à eterna dupla, Tom E Vinicius.

Construção atingiu o sucesso rapidamente. Mais de 140 mil cópias foram vendidas nas primeiras quatro semanas e obrigou a gravadora a prensar o disco em outras gravadoras. Chico passou a disputar as paradas de sucesso com o Roberto Carlos, que era imbatível na época.

Para os críticos e público em geral, Construção é considerado o melhor trabalho de Chico Buarque. Foi o amadurecimento musical do compositor. Com letras mais apuradas e uma ironia incomum, Chico reuniu em 10 faixas, sua assinatura característica, que faz ser o que é até hoje, o grande compositor brasileiro.


Para escutar o álbum CONSTRUÇÂO


Daniel Filósofo 

Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A dor, medo, injustiça e exílio fizeram Chico crescer, amadurecer. Quem sofreu a ditadura amadureceu muito em pouco tempo.

    ResponderExcluir