CONTRAPONTO

Eleições para rei do Brasil - 2156

Durante muitos anos, pelo menos dois séculos, o Brasil viveu várias guerras internas por quem teria o seu comando ou não. Grupos intitulados “partidos políticos” faziam propagandas de diversas formas para manipular o maior número de pessoas possível. Sempre que conseguiam alcançar o cargo almejado no comando do país, ao contrário de melhorar a vida pública, estes políticos roubavam e manipulavam ainda mais para consolidar seu poder em cima de todos. Mais que o dinheiro, o poder era o verdadeiro troféu. Poder mandar, poder ser idolatrado, poder passar por cima de quem fosse, poder conseguir tudo que desejasse, poder ser adulado sem ter de arcar com seus erros. O maior desejo desses pequenos homens e mulheres fracos era transformar uma nação inteira em cachorros domésticos, os quais permanecem balançando o rabo mesmo depois de serem chutados. Foi então que em 2155 uma revolução aconteceu. O povo, cansado de ser jogado de um lado para o outro, derrubou o sistema político por completo. Na dúvida do que fazer a partir daquele momento, foi decidido retornar ao Brasil Colônia, que era menos ruim. Agora, em 2156, teremos eleição para o rei do Brasil, já que não tem como achar nenhum descendente puro da família Bragança e Bourbon. Segue os candidatos:


Udiscleisson Oliveira


Vote em mim para seu rei! Vou valorizar ainda mais o funk no Brasil! Vou mudar o hino brasileiro para um funk cantado pela neta da antiga Valeska Popozuda. Serão construídas caixas de som gigantes na beira das praias, rios e cachoeiras, tocando 24 horas os melhores sons. Confia em mim, Udiscleisson Oliveira da periferia! Posso morar num dos bairros mais nobres de Brasília, com minha oitava esposa de 17 anos, numa das melhores mansões que o dinheiro pode comprar, mas ainda carrego a vida difícil da periferia comigo nas veias! Prometo melhorar a educação, reduzir a aposentadoria dos professores para 85 anos invés de 95 anos, aumentar o salário mínimo para R$1;050,00 e distribuir muita alegria nas escolas com o baile funk para todos - do jardim de infância até o Ensino Médio! Vamos rebolar nesse reinado!


Eduardo Nobrega


Vote em mim para rei do Brasil! Chega dessa história de periferia e de pobre! Quem gosta de pobre é piolho! Vou derrubar os barracões de todo mundo e construir vilas operárias! Se o pobre quer vida boa, o pobre vai ter de trabalhar. Quem não quiser trabalhar nas vilas operárias, que vá viver no mato com o que restou ainda dos índios! Vou reduzir o índice de estupro no Brasil mantendo as crianças em casa e as mulheres mais cobertas. Vou aumentar o tempo de serviço desses professores para 98 anos! Inclusive, todos terão de trabalhar até os 98 anos, porque com 95 anos ainda se tem muito para viver e a coroa brasileira não tem de ficar sustentando preguiçoso que não tem utilidade! Vote em mim, que sou homem de bem e acredito no país.


Dumbledore da Silva


Vote em mim para seu novo rei. Aprendi, com o passar dos meus anos vencendo meus amigos nas mesas de RPG que a palavra é nossa maior fonte de magia, tudo pode ser aprimorado, se mantivermos o foco e a persistência! Nem o ciclope mais forte de um condado ou a maga mais poderosa de todos os reinos pode derrotar um grande herói, comprometido com a vitória. Eu, prometo transformar o reino do Brasil num exemplo mundial, reinando com punhos de ferro e um nobre coração, capaz de ver as necessidades de todos os meus súbditos e servos reais. Criarei uma távola redonda de conselheiros e nobres guerreiros. Ninguém precisará se preocupar com bullyings nas escolas ou rejeições de emprego pela barba comprida. Os diferentes serão exaltados novamente e todos os meses teremos um baile Viking para comemorar as glórias de minhas conquistas. Vote em mim, Dumbledore da Silva!


Alice Nóbrega


Vote em mim para sua rainha! Mesmo sendo filha de quem sou, não permitirei que a voz feminina seja oprimida novamente. Nesses anos de vivência em uma família repressora e machista, aprendi que nós - mulheres - somos a potência máxima desse país. No meu reinado, os homens não poderão trabalhar sem a permissão de suas esposas, mães ou tutoras. O trabalho mais adequado para eles, será o sustento interno do lar e o cuidado dos filhos. Qualquer homem que tente se rebelar ou demonstrar desprezo pelas minhas ordens será queimado em praça pública como exemplo. Os estudos serão direcionados ao público feminino, tendo escolas especiais para homens com aulas de bordado, piano, francês, inglês, organização doméstica e primeiros socorros (pois deverão atender seus filhos em casa, já que o reinado não tem dinheiro suficiente para colocar mais ambulâncias disponíveis). Falando em estudos, por ser a parte mais importante do Brasil, não haverá aposentadoria. Precisamos dos professores até seus últimos suspiros. Também não precisamos falar em aumento, pois sei que exercem essa nobre profissão por dom e amor. Vote em mim para sua rainha e vamos mudar a história desse país.


Um ano depois…


Infelizmente as eleições não deram o resultado esperado. Novamente o povo se viu dividido e guerreando entre si por opiniões e discordâncias. Foi então que cancelaram as eleições monárquicas e decidiram se inspirar em momentos um pouco mais antigos, na esperança de recuperar a paz e o bem caminhar da sociedade. Atualmente, o Brasil está abrindo inscrições para sacerdotes, guerreiros, carrascos e sacrifícios humanos para a próxima colheita do ano.



Miriam Coelho


Miriam Coelho é artista das imagens e das palavras.



04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

0 Comentários