ROTA SONORA

 Mês Especial do Rock 44

Punk-Aranha, Punk-Aranha...

Que no show/Nunca apanha

É... eu sei que era pra ser um tributo triplo a artistas que faleceram recentemente... mas aconteceu uma porção de coisas muito xaropes comigo antes da virada do semestre de 2023.

Aproveitando que julho tem o tal “Dia Mundial do Rock” que é comemorado mesmo não sendo um feriado por assim dizer ou execrado pela parcela da população mundial que prefere “sertanojo universiotário”, “diarreias com rosnados infernais”, “funknojo ostenta lixo”, etc... vim pra trazer uma seleção variada só com rock de diversas épocas. Aumenta o som!

Rita Lee (in memorian) - Esse Tal de Roque Enrow, do disco “Fruto Proibido”, o 2º lançado junto com a banda “Tutti Frutti” (1975)

Quem diria que foi co-escrita por “Paulo Coelho”, que também compôs músicas com “Raul Seixas” e que viria a ser escritor.


Ramones - Blitzkrieg Bop, do álbum de estreia que leva o nome da banda (1976) Originalmente o título seria “Animal Hop”, mas foi alterada com a expressão alemã “blitzkrieg” (guerra relâmpago) inspirada numa tática de ataque surpresa e pesada da “II Guerra Mundial”.

Além desta faixa de apresentação que já tocou em diversas mídias, o mesmo disco conta com outras como “Beat On the Brat”, “Judy is A Punk” e “I Wanna Be Your Boyfirend”.

Paralamas do Sucesso - Assaltaram a Gramática (com a participação de “Lulu Santos”, um dos compositores desta faixa), do disco “O Passo do Lui” (1984)

O 2º álbum dos “Paralamas”, que misturou new wave, reggae e ska é praticamente lotado de... sucessos! (Taduuntisss!!).

Tem por exemplo a “Meu Erro”, que já cantei ao vivo no pub “Garage 80” (Alvorada-RS) e quem quiser assistir ou rever: https://rotasonora-andf.blogspot.com/2019/04/na-quarta-o-ke-com-atraso.html

O que mais tem? “Óculos”, “Fui Eu” (que foi regravada pelo grupo “Sempre Livre”), além de 3 das minhas favoritas : “Romance Ideal”, “Me Liga” e “Ska”.

Mas quem é esse tal “Lui”? O cara (lá de “Brasília”) é o mesmo que aparece na capa do disco e era um amigo da banda que dançava ska (um tipo de reggae). “O Passo do Lui” também possui uma faixa homônima e sendo a última do disco.



Kid Abelha - Nada Tanto Assim, do álbum “Seu Espião” (1984) Sei muito bem que tem o pessoal que adora ou detesta esta banda e sua vocalista. Mas como eu curto e fiz até um desenho inspirado nesta música pra um “Inktober”, também escrevi sobre ela (a banda, é claro) em: https://rotasonora-andf.blogspot.com/2015/07/mes-especial- do-rock-16-retornando-com.html


Titãs- Porrada, do álbum “Cabeça Dinossauro” (1986) Posso não ter ido ver o show da turnê comemorativa com todos os vocalistas dos “Titãs”, mas tudo bem..

A capa do disco em questão foi baseada num desenho do pintor “Leonardo Da Vinci”. Além desta música e de sua faixa-título, o álbum também é lotado de hits: “AA UU”, “Polícia”, “Homem Primata”, “Família”, “Bichos Escrotos” e “O Que”.


Living Colour- Cult of Personality, do álbum “Vivid” (1988) .Além desta música marcante no disco de estreia da banda nova iorquina em cores vivas, também tem a faixa “Glamour Boys”, a qual já escutei muito em estações FM.


The The - Slow Emotion Replay, do álbum “Dusk” (1993), o qual também tem a faixa “Dogs of Lust”.

Já falei sobre esta banda (a mesma da “This is the Day”, que toca em “Guardiões da Galáxia, Volume 3”!) no seguinte artigo (onde também falei de outros grupos bacanas):https://rotasonora-andf.blogspot.com/2017/07/mes-especial-do-rock-34-go-gos-sweet-e.html


Franz Ferdinand - Walk Away, do álbum “You Could Have It So Much Better” (2005)


Alguém além de mim já reparou que os acordes iniciais desta música parecem com aqueles da The Model”, do “Kraftwerk”’? Comparem!


Eu pretendia listar mais uma porrada de músicas, mas deixa assim. 

E era isto!


Anderson ANDF

Anderson ANDF é ilustrador, fanzineiro e nerd de carteirinha. Já lançou fanzines, quadrinhos e é um grande rockeiro!

Você pode conferir episódio do Coletive Som gravado com Anderson ANDF clicando AQUI

Você pode acompanhar o trabalho do Anderson:


05 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
O Coletive é também é roqueiro!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Uma boa seleção aí, meu caro. Esse disco da Rita Lee eu tive e é uma boa fase dela, depois que ela se juntou ao marido dela ficou xarope (embora muita gente prefira). Ramones dispensa comentários. Paralamas é bem legal, tive um disco só de hits e eu ouvi até quase o vinil furar. Kid Abelha eu torcia o nariz, mas depois ouvi por puro saudosismo, afinal tocava demais no início dos anos 80. Titãs, bem, não vou comentar. As demais, não sou exatamente o público alvo, embora ouça de boa.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, seja bem-vindo de novo e sempre, Eduardo!

    ResponderExcluir