III - Coletive na Feira do Livro de Gravataí/RS -2023

II - Coletive na Feira do Livro de Gravataí/RS


Do dia 30 de agosto até o dia 03 de setembro a cidade de Gravataí/RS viveu a sua maior festa literária a 34ª Feira do Livro, que teve a diversidade como tema principal, o rapper Rafa Rafuagi como seu patrono e o ColetiveArts como homenageado junto com o Clube Literário de Gravataí/RS.

Nós do Coletive nos sentimos muito honrados com uma homenagem tão linda, Gravataí, é nossa cidade sede, o Coletive tem membros de todo o Brasil e até do exterior, mas ali é nosso pedaço de chão amado, o lugar que nos viu nascer, crescer e nos projetar para os lugares mais distantes.


E para esse grande evento, os mais diferentes setores do Coletive se juntaram para organizar e realizar o III - Coletive na Feira do Livro, Jorginho numa retaguarda fazendo uma direção geral do evento e providenciando, as oficinas e palestras, Miriam Coelho na organização mais direta com a Feira de Artes,  com os artistas do Artist Alley e organizando a realização das oficinas, Alex Cuenca com o RPG e Cris Bastianello com o Sarau do Coletive. O Coletive também contou com todos os seus membros na divulgação pelas redes sociais, compartilhando as publicações e naquela vibração mais que positiva para que tudo ocorresse com sucesso , o que aconteceu.

Abertura oficial de Feira , com Nathalia RL e Alex Cuenca representando o Coletive 


Relato de Miriam Coelho: 

“Feirando” em Gravataí


Participar da Feira do Livro de Gravataí neste ano de 2023, auxiliando na organização da presença do ColetiveArts, foi uma experiência de crescimento, alegria e aprendizado. No final do mês de agosto e início do mês de setembro, o Coletive Arts teve a honra de ser homenageado na feira do livro da cidade e ganhou um espaço muito especial, marcando presença e compondo o cronograma das atividades culturais do evento. Nosso grupo deu oficinas, apresentou debates, vendeu muitas artes dos membros coletives e convidados, além de dar cursos de desenho e comparecer à abertura oficial da feira junto das demais autoridades do município gaúcho.

Dois meses antes, o Jorginho me convidou para participar da montagem de alguns segmentos que o grupo participaria, como a Feira da Casa Coletive e o Artist Alley. Meu maior desafio foi sair da posição de artista que produz arte ou comparecer a eventos como convidada para assumir a responsabilidade de convidar pessoas, organizar horários e planejar espaços. A parte mais difícil foi a de encaixar as atividades já programadas nos espaços certos, para que todos coubessem sem interferir nas demais programações. Muitas vezes se ajeitava de um lado e desorganizava o outro. Porém essa etapa foi vencida com sucesso e muita conversa.

Quando o dia do evento finalmente chegou, a correria foi intensa e as boas surpresas também aconteceram. Além de encontrar velhos e novos amigos, a Feira na Casa Coletive foi um sucesso! Mostramos um pouco do imenso trabalho feito pelo grupo, as pessoas tiveram curiosidade de conhecer as artes dos feirantes e ganhamos novos membros. A família cresceu!

O final de semana foi ainda mais alegre que a semana, pois o grupo reencontrou o Jorginho e a Patrícia - nossos administradores do ColetiveArts (e eu tive a imensa alegria de finalmente conhecê-los pessoalmente!). As oficinas de desenho no centro do Artist Alley e os Debates atraíram muitas pessoas para a Tenda Denize Medonha e foi uma imensa felicidade falar e aprender mais sobre arte com tantos grandes nomes de artistas. Nos momentos finais, antes do famoso Sarau do Coletive, aconteceu uma intervenção artística com muita dança, barulho e cultura vinda do grupo de dança chinesa Dança do Leão, de Porto Alegre, para marcar peso e alma no espaço do coletivo de artistas.

A experiência foi marcada de cultura, de troca de opiniões, câmbio de conhecimentos, reencontros, encontros, amizades e muita parceria - características fundamentais para fazer a arte acontecer e propagar. Estou imensamente grata pelo aprendizado, pela oportunidade e confiança que me ofereceram para crescer. A arte é movimento e o nosso Coletive está em movimento.

Miriam Coelho


Aqui alguns momentos do Coletive na Feira do Livro de Gravataí/RS:

FEIRA DE ARTES


A Feira de Artes do Coletive ocorreu do dia 30 até o dia 01 de setembro com a coordenação de Miriam Coelho:





Rafa Rafuagi, patrono da Feira junto com Miriam Coelho











OFICINA DE ORIGAMI


Dia 30 aconteceu Oficina de Origami ministrada por Haroldo Medina, confira como foi:











OFICINA DE DESENHO DE OBSERVAÇÃO


Dia 31 foi a vez de Waldemar Max encantar a todos com a oficina Desenho de Observação:











RPG DO COLETIVE


Dias 02 e 03 aconteceu o tradicional RPG do Coletive com Alex Cuenca na organização!








OFICINA APRENDENDO O OLHO REALISTA SIMPLES


No dia 02, Karen Desenhista ministrou a oficina de desenho Aprendendo o olho realista simples.




OFICINA RABISCANDO NA FEIRA


Dias 02 e 03 aconteceu a Oficina Rabiscando a Feira com Eduardo dos Santos Aliardi.














PAPO NERD: A CULTURA QUE VEIO DO ORIENTE


Na tarde do dia 02 , Israel Santiago falou sobre Mangás e Seriados Japoneses , a cultura que veio do oriente em um bate papo nerd muito especial!










Debate: Tex, 75 anos de um mito


No final da tarde de sábado Leandro Doro, Adão Avila, Raul Estigarribia com a participação especial de GG Carsan fizeram um debate que foi um verdadeiro aquece para o grande evento do dia 30/09 na Biblioteca pública de Porto Alegre/RS, Uma tarde Bonelli , que irá comemorar os 75 anos do personagem.












Debate: HQ, Cinema e streaming


Num domingo de chuvas intensas no RS, aconteceram dois debates importantes e com figuras importantes no cenário local e nacional. Denilson Reis e Pedro Kobielski falaram sobre:  HQ, Cinema e Streaming, o movimento cíclico entre as artes.







A Dança do Leão - Porto Alegre- RS


Uma atividade surpresa que veio abrilhantar e encantar o Coletive na Feira do Livro, foi a A Dança do Leão Chinês, 
a Dança do Leão Sar Ping. Esse lindo momento foi uma homenagem a Izabel Cristina e Mari Velleda que sempre apoiaram o Coletive na Feira do Livro de Gravataí/RS, nossa gratidão ao Mestre Iranzo e cia.










Debate: Novos Horizontes Artísticos 


Logo após a A dança do Leão, mais um debate: Novos Horizontes Artísticos e Mercadológicos e mercadológicos da nona arte, e com brilho Denilson Reis, Miriam Coelho, Fabio mesmo e Eduardo Aliardi esse maravilhoso debate.









Sarau do Coletive


Coube a Cris Bastianello comandar o encerramento da Feira do Coletive na Feira , com o Sarau do Coletive, com muitos convidados especiais!












Artist Alley e flagras da Feira




















CONSIDERAÇÕES FINAIS

E assim aconteceu mais uma linda festa literária e cultural que tivemos a honra de participar, organizar nosso espaço com uma rica programação e ainda com o privilégio de sermos  homenageados nesta edição.

Meu muito obrigado a todos que participaram deste movimento, a todos que passaram pelos nossos espaços e oficinas, pelos que gostam de nosso trabalho e todos que fazem parte da construção de nosso caminho. Somos gratos.

Agradeço a todos que organizaram a Feira do Livro e trabalharam nela, nosso muito obrigado pela homenagem. Que no próximo ano todos possamos estar juntos e novamente fazer algo lindo.

MUITO OBRIGADO, GRAVATAÍ/RS!

Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive é um movimento!
 

Postar um comentário

1 Comentários