NAVALHAS AO VENTO

  

OUTUBRO, MEU MÊS

Chegou outubro. Entre muita chuva, muitas alagações, muita tristeza, muitas perdas, tenho a sorte de ter 9 dos 31 dias para comemorar. 

Eu sempre achei o mês de outubro o mais bonito do ano e observando o calendário só posso concordar comigo mesma. Vejamos dia a dia: No dia 1º comemoramos o Dia Internacional da Música, quem me conhece sabe a paixão que tenho por música, mesmo que eu não saiba cantar nem tocar instrumentos. No mesmo dia, o dia do Idoso, do alto dos meus quase 61 anos é um dia a ser comemorado. Do lado oposto ao Dia do Idoso, no dia 12 comemoro o Dia da Criança porque mesmo tendo algumas rugas na cara, minha criança interior se recusa a envelhecer e brinca de amarelinha, voando as tranças, na estrada da minha vida.

Minha conquista, minha luta e meus estudos me levaram a comemorar o dia 15, Dia do Professor, com muito orgulho e paixão. E chegamos no dia 16, dia em que comemorarei 16 anos invertidos, cercada de amigos, tomando todas.

A vida me trouxe alegrias e tristezas e uma das minhas tristezas foi ter me tornado tartamuda, gaga, aos três anos de idade, mas isso me deu a oportunidade de ter mais um dia a comemorar, o dia 22 me traz o Dia Internacional de Atenção a Gagueira – DIAG. Quem acha que gagueira é engraçado ou bobagem, saiba que temos um dia todo especial para pensarmos nos traumas da tua risadinha.

Em 1994 comecei a festejar mais uma data, o dia 28, Dia do Servidor Público e durante estes 29 anos exerci com paixão cada função que me foi destinada. Recebi três menções honrosas, fui reconhecida por alguns coordenadores e humilhada por outros, conquistei alguns amigos e alguns inimigos, mas nunca deixei de realizar meu trabalho com amor e sempre lutei pelo cidadão gravataiense.

No dia 29 temos o Dia Nacional do Livro e eu, com seis obras publicada, tenho seis motivos para brindar esta data nas linhas dos versos que componho.

Chegando no final do mês, dia 31, pegarei minha vassoura e voarei diretamente para a lua, para o encontro anual das bruxas, onde encontrarei minhas irmãs e dançarei em volta da fogueira.

É... outubro é um mês bem movimentado e festivo. Todo dia é um brinde, todo dia é uma festa e eu comemoro cada momento como se fosse único, porque nunca saberei qual será meu último outubro até que ele finalmente chegue. E este dia também será festivo, porque todos lembrarão que eu amei cada dia e nada melhor do que uma festa para lembrar de mim num mês de outubro.


Isab-El Cristina Soares
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O Coletive não se enquadra
no quesito "cidadão de bem"!

Postar um comentário

1 Comentários