ARTE E CULTURA

PRECISAMOS CONVERSAR


Chega às plataformas digitais no dia 15 de dezembro de 2023, o single "Precisamos Conversar", de Marcelo Delacroix e Mário Falcão. O samba é fruto da amizade de décadas dos dois artistas. A canção inédita fala da necessidade de entendimento - mesmo com todas as nossas diferenças: Precisamos conversar / Mais ouvir do que falar (...) / Desarmando arapucas da morte / Quebrantando problemas sociais.


"Nos conhecemos desde o início dos anos 1980, quando começamos na música. A gente acompanhava o que o outro estava fazendo e tal, numa amizade que não era muito próxima, mas a gente se conhecia”, relembram os músicos. “Ao longo dos anos, a gente cruzava na rua e sempre se prometia uma visita, um chimarrão, um café, para bater papo, para se encontrar, para se conhecer melhor”.


Os encontros que nunca se concretizaram acabaram virando uma piada recorrente para a dupla: “Cada vez que a gente se encontrava e dizia que precisávamos conversar, a gente já achava graça dessa promessa que nunca acontecia… olha... isso aí vai acabar virando música”... E aconteceu. Em um dia, Delacroix fez a parte musical de um samba e mandou para Falcão, que devolveu com a letra. O que a princípio era uma brincadeira acabou ganhando profundidade musical no texto que fala da necessidade dos encontros, de conversar nesses tempos corridos.


A letra recebeu novos significados com a chegada do Covid 19: “Com a pandemia então isso foi elevado à máxima potência, da coisa dessa polarização e da necessidade de sentar na mesa para conversar, para dialogar, para se entender”. 


"Precisamos Conversar" tem produção, gravação e mixagem de Delacroix, que canta ao lado de Falcão, com flautas de Mateus Mapa, cavaquinho de Beto Chedid, percussão de Giovanni Berti e a participação especial de Mathias Pinto, tocando violão nylon junto com Marcelo, e abrilhantando a música com seu violão 7 cordas.



Letra

PRECISAMOS CONVERSAR

Marcelo Delacroix/Mário Falcão


Precisamos conversar, redivivos perceber


O aroma gestual que tempera o rumo da prosa 

Compaixão e amadurecimento 

No olhar de quem vai perguntar  

Por que é que levou tanto tempo....  

(Pra esse mate amigo chegar?)


Precisamos conversar (...) 

Mais ouvir do que falar (...)

Retomar aquele samba perdido no sul da memória 

Sobre pausas e sons no compasso 

De projetos existenciais


Discordar que ainda somos os mesmos 

Concordar que não somos iguais 


Comer e beber, celebrando um barato (qualquer)

Plantar e colher amizade e amor 

Comer e beber, nostalgia e revolução 

Plantar e colher amizade e amor 


Precisamos conversar, não há solução melhor 

Nem pensar em desistir dessa roda na beira do fogo 

Desarmando arapucas da morte

Quebrantando problemas sociais 

Concordar que ainda somos os mesmos 

Discordar que não somos iguais 


Com a devida homenagem de quem acredita 

Ser filho de Santa Preguiça 

Cinema de quem revisita

O sonho de tentar curtir e semear

Uma semente primeva de felicidade


Sobre Marcelo Delacroix:



Compositor, cantor e produtor, Delacroix iniciou seus estudos na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e graduou-se em Música no Instituto de Artes da UFRGS. Ele já tem quatro discos autorais gravados: Quebra Cabeça (grupo instrumental, 1994); Marcelo Delacroix (2000); Depois do Raio (2006) e Canciones Cruzadas (em parceria com o uruguaio Dany López - 2013), com os quais foi premiado. Lançou seu último disco solo, Tresavento, em 2019. O músico também compôs diversas trilhas para produções de teatro, dança, televisão e cinema. Atua ainda como educador musical, ministrando cursos e workshops de musicalização para crianças e adultos.


Sobre Mário Falcão:


Mário Falcão experimenta trajetória de ações colaborativas, em eventos compartilhados com outros artistas, desde meados dos anos 1980. Integrou a Orquestra de Mantra Rudráksha - grupo que realizou apresentações no Brasil e em Portugal. Como cantautor fez shows em diversos espaços culturais e teatros, alternando diferentes formações. Participou do álbum (coletânea) José Martí em Canto, da ACJM-RS, lançado com shows no Brasil, Uruguai e Cuba. Com o uruguaio Sebastián Jantos gravou um álbum compartilhado e fez apresentações no Brasil, Uruguai e Argentina. Integra, atualmente, o espetáculo Violeta Parra - uma Atuadora, acompanhando Tânia Farias (Ói Nois Aqui Traveiz). Em sua discografia estão os álbuns: mário falcão (2004), Amador (2011), Muamba (2016) e o EP Feito em casas (2023).



"Precisamos Conversar" nas plataformas digitais

Single de Marcelo Delacroix e Mário Falcão

Disponível a partir do dia 15 de dezembro de 2023

Pré-save: tratore.ffm.to/precisamosconversar


Redes: 

Marcelo Delacroix:@delacroixmarcelo

Mário Falcão: @toarmusica


Ficha técnica

Precisamos Conversar

Vozes: Marcelo Delacroix e Mario Falcão 

Flautas: Mateus Mapa

Cavaquinho: Beto Chedid

Violões: Marcelo Delacroix e Mathias Pinto

Violão 7 Cordas: Mathias Pinto

Percussão: Giovanni Berti (surdo, tan tan, pandeiro, tamborim, wood block, reco reco, hi hat, ganzá)

Coro: Marcelo, Mário, Beto e Mateus

Gravado em Porto Alegre (RS) julho/agosto 2023, por Marcelo Delacroix (Ciranda Produções). Coro gravado por Artur Wais, na Tec Audio.



Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive acredita em iniciativas
como a do Louva-Deus ! 
 


Postar um comentário

0 Comentários