A Música Segundo o Filósofo

 

Patife Band - Corredor Polonês

Há de exaltar novamente a década de 80. Novamente recorro a ela como uma época em que musicalmente foi de uma diversidade e boas opções musicais a se escolher. Era só fechar os olhos e escolher o que  se iria escutar.

Em terra brasilis, além das bandas que atingiram o estrelato no booom que foi o rock brasileiro nos anos 80, outras bandas surgidas na mesma época, de qualidade sonora bem alta, mas bem underground, alternativa e que não atingiu o grande público. Não que isso seja um problema, nem  sempre a popularidade seja parâmetro de algo bom.

Mas hoje é dia de falar de uma banda que citei a cima. Daquelas fora do senso comum, com o som único e fora de qualquer classificação. Se você ainda não conhece Patife band, trate de conhecer imediatamente.  Não perca mais tempo.

Liderado por Paulo Barnabé, a banda é daquelas bandas que o som não tem uma definição exata. Assim como o seu irmão, Arrigo Barnabé, Paulo com a Patife Band, caminha pelo experimentalismo. E nas mãos do produtor Pena Schmidt, nasceu o álbum Corredor Polonês.

O álbum lançado em 1987, já no fim da década. A banda foi formada em 1983 com a seguinte formação: Paulo Barnabé (voz), André Fonseca (guitarra e voz), Sidney Giovennazzi (baixo e voz) e James Muller  (bateria), depois substituído por Cidão Trindade.

Flertando com o pós-punk, pop e free jazz, o disco nos apresenta em 10 faixas e em 28 minutos de uma sonoridade peculiar. O álbum influenciou uma geração e é respeitado pelo público e critica. Cultuado ainda nos dias de hoje, é procurado em lojas especializadas e difícil de encontrar. A faixa titulo é um destaque, além de To tenso, pregador maldito e o poema em linha reta de Álvaro de Campos, alter ego de Fernando  Pessoa.



Para escutar o álbum  Patife Band - Corredor Polonês na íntegra:


Daniel Filósofo 


Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

 FABIO DA SILVA BARBOSA


FABIO DA SILVA BARBOSA

Fabio da Silva Barbosa um dos maiores escritores do underground brasileiro e membro do ColetiveArts mora em Porto Alegre/RS e como muitos está sofrendo com a enchente que devastou o estado gaúcho. Então estamos pedindo humildemente qualquer contribuição para que  ajudar o mesmo neste momento tão difícil.

Contribuições para o Pix: elkhourisousa@gmail.com

 * Fabio não tem pix, portanto foi necessário o pix do seu amigo Diego El Khouri Sousa que vai repassando para a conta do Fabio as contribuições que forem chegando.


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

Postar um comentário

0 Comentários