NAVALHAS AO VENTO

 TODA NOITE ESTAREI LÁ - DOCUMENTÁRIO

Foi com muito carinho e felicidade que recebi o link do documentário TODA NOITE ESTAREI LÁ, filme de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin que relata a rotina de Mel Rosário, 58 anos, após sofrer agressão transfóbica na porta da igreja neopentecostal onde o pastor a impede de frequentar.

Mel quer apenas professar a sua fé quando é retirada arrastada de dentro da igreja. A partir de então seguranças ficam na porta com o intuito de impedir a sua presença chamando- a de “aberração”. Mel entra com ação na justiça e ganha o caso, mesmo assim continua apenas na calçada, com cartazes denunciando o crime.

A protagonista, além de denunciar o crime toda a noite, gritando na porta da igreja, se protege de novas agressões por causa das filmagens. Tem certeza de que não farão nada contra ela enquanto estiverem filmando. A gravação do longa durou de 2018 a 2022 e durante todo este tempo a equipe de filmagem acompanhou a trajetória e testemunhou a luta da travesti contra um sistema desumano e sórdido, a violência contra a comunidade LGBTQIA+, o ultraconservadorismo ultrapassado, reavivado por uma politica sórdida ditada pela direita e dos que usam a “bíblia como desodorante” para esconder seus próprios pecados e crimes.

Ora, desde quando a igreja pode ditar a sexualidade de qualquer pessoa? Mel é muito mais cristã do que o próprio pastor, pois ela prega uma religião pautada no amor, enquanto o pastor julga ao invés de acolher. A subvalorização do indivíduo não pode se pautar na sua sexualidade. Em pleno século XXI ainda temos que conviver com este tipo de gente, gente que se coloca acima dos outros por qualquer motivo sórdido. Jesus Cristo andava com os excluídos e pastores excluem pessoas em nome de Jesus? Eu não consigo entender...

E Mel continua sua luta, antes solitária e depois acompanhada pela equipe que deu visibilidade à sua luta, ou melhor, a nossa luta. Não é porque sou hétero que esta luta também são seja minha. Sou um ser humano igual a Mel e por isso essa luta também é minha. É de qualquer cidadão que tenha um mínimo de respeito pelo seu irmão. Eu costumo repetir as palavras do meu saudoso amigo Filipe Tubbs Wazny: “- Atrás de todo homofóbico existe um fiofó que pisca na velocidade da luz.” Esses que tanto julgam os outros são os covardes que não se assumem, porque tem que ter muita coragem para se assumir diante de uma sociedade tão cretina e falsa quanto a nossa. Muitos falam em família, pátria e Deus e mantém um caso homoafetivo sob os lençóis, conheço muito hétero assim. Se cada um cuidasse do seu pátio como cuida do traseiro dos outros, não haveria dengue, zika, nem chikungunya.

Parabéns pelo documentário. Parabéns para a Mel Rosário que deu voz a outros tantos que passam pela mesma dor, a Tati Franklin pela fotografia, a montagem de Shay Peled e Tati Franklin, produção de Thiago Moulin e som de Suelen Vasconcelos. Vocês trouxeram à tona um problema que fica às escuras, oculto por uma religiosidade falsária e criminosa. O lançamento nos cinemas está previsto para 30 de maio seguido em cartaz para o junho, mês de Orgulho LGBTQIA+. Confesso que me emocionei durante todo o filme. Chorei várias vezes.

“Além dos protestos, Mel segue lutando na justiça pelo direito de frequentar os cultos na igreja. Até o fim das filmagens havia 6 processos ativos em tramitação. A luta continua.”


TRAILER:

Sinopse

Após sofrer uma agressão física por transfobia na igreja evangélica que frequentava, Mel Rosário, 58, reivindica seus direitos fazendo protestos em frente à igreja que a impede de frequentar os cultos. Enquanto luta por justiça, Mel encontra brechas para se reinventar e sobreviver no Brasil bolsonarista. 


Ficha Técnica 

Com MEL ROSÁRIO 

Direção e Roteiro: SUELLEN VASCONCELOS & TATI FRANKLIN 

Produção Executiva: THIAGO MOULIN 

Direção de Produção: SUELLEN VASCONCELOS, TATI FRANKLIN & THIAGO MOULIN 

Câmera: TATI FRANKLIN 

Som Direto: SUELLEN VASCONCELOS 

Montagem: SHAY PELED & TATI FRANKLIN 

Edição de Som: MARCUS NEVES 

Mixagem: ARIEL HENRIQUE 

Colorgrading: CLANDESTINO 

Trilha sonora original: JOANA BENTES 

Produtora Associada: FILMES FRITOS 

Produtora: GRAÚNA DIGITAL 

Distribuidora: DESCOLONIZA FILMES 


Isab-El Cristina Soares


Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

Silvio Ribeiro com uma rifa solidária

O artista gráfico Silvio Ribeiro está com uma rifa solidária da sua obra Guia Completo do Desenho Artístico, com valor de r$ 5,00 o número. Todo o valor será revertido para a compra de alimentos e bens  que serão destinados às vitimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Para conhecer um pouco mais sobre o Silvio Ribeiro clique AQUI




"Adquira pelo menos um número. Apenas R$ 5,00. Eu conto com seu apoio. Por favor ajude!"
- Silvio Ribeiro


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive está de Luto!

Postar um comentário

2 Comentários