DIRETO AO PONTO GG

 

O Dia do Tex Merece Destaque


Até a Virada do Milênio, as datas comemorativas de Tex se resumiram aos seus famigerados decênios, nomeadamente, a partir do quadragésimo, ocasião do exórdio espetacular do Tex Gigante, com a obra assinalada por Claudio Nizzi no roteiro e Guido Buzzelli nos desenhos, lançada em 1988, sob título Tex, O Grande.

Em 2011, o colecionador, divulgador, escritor  e cosplay, G. G. Carsan, realizou um banner medindo um metro de comprimento por setenta centímetros de largura, denominado Dia Nacional do Tex - 2011, Ano 1. A imagem continha diversos desenhos de rostos do Tex, escolhidos entre os melhores, formando as várias identidades visuais do Grande Herói do Faroeste.

Desse ano em diante, até 2024, isto é, durante quatorze anos, vem sendo publicado um banner anual com assunto específico da saga Texiana, em comemoração ao aniversário. Em 2024, o tema é O Passado de Tex, remontando as capas que formam esse Universo, numa sequência bastante lógica, conforme publicado nas diversas coleções.

E o que representa comemorar essa data? Qual o objetivo? Tem algo a ver?

A experiência e os exemplos captados durante os estudos de fatos históricos, diante de situações mal contadas e da necessidade de dados referentes a dados antigos, fez-me compreender a importância de reunir informações, catalogar fatos, ajuntar curiosidades, estudar e divulgar as histórias que não estavam no gibi, inclusive contar histórias. E, também, analisar, refletir, pesquisar e formatar histórias. E, por tudo isso, percebi, decidi, que era hora de valorizar o dia do aniversário do Tex, anualmente, a cada 30 de Setembro.

Há 14 anos a história se repete. A cada 30 de Setembro um novo banner, uma nova história. E para ser um dia realmente especial, comecei a solicitar que os colecionadores pudessem escrever algo que significasse celebrar o dia do nosso herói de quadrinhos de faroeste. 

No princípio a ideia foi quase ignorada. Pouca adesão. E assim foi ao longo dos primeiros 10 anos. Nunca percebi um entusiasmo reinante. Ninguém que comprasse a ideia e alavancasse, escalasse. Aconteceram participações bem legais, ainda que poucas, e só posso agradecer aos que se dispuseram em festejar tão importante data para quem, verdadeiramente, ama os quadrinhos do Tex.

À partir de 2021, em plena Pandemia, o Jorginho do COLETIVEARTS topou investir na ideia de festejar o Aniversário do personagem e criou um movimento chamado de “Cavalgando com Tex”, que inseriu diversas homenagens, entrevistas, podcasts, exposição, matérias e live. Assim, introduziu mais pessoas na construção dessa data e, claro, aumentou o alcance. Tem sido um trabalho bem solo e algumas tarefas árduas, que o Jorginho precisa realizar e contornar para levar a cabo esse evento. Mas é assim mesmo. Nada é fácil.

O dia 30 de Setembro ganhou status de dia importante para boa parte dos Texianos com a chegada do COLETIVEARTS. A bem da verdade, há uma vertente que não toma conhecimento. Mas tudo bem, pois é facultativo, na boa. É importante para quem valoriza, para quem gosta de datas. 

Nesse 30 de Setembro, festeja-se 76 Anos do Tex e durante todo o dia haverá movimento na página do COLETIVEARTS. É um dia em que se comemora O Dia da Secretária, que me faz recordar da competente ex Secretária da Sergio Bonelli Editore, Ornella Casteline, com quem tratei diversas vezes. É também O Dia do Coração, que deve ser sempre muito bem cuidado por quem pretende viver até os 150 anos, como predisse a velha bruxa para o nosso Kit Carson.

Destarte, é um momento de parar, ler uma aventura, relembrar fatos inesquecíveis, contar as vitórias e os prazeres realizados com a companhia de Tex. Para quem tem as coleções, para quem acompanha, para quem compreende a mensagem e para quem realmente é Texiano de corpo e mente, eis o momento especial de abraçar o Águia da Noite e se irmanar, desejando-lhe feliz aniversário.

Parabéns, Tex e seus amigos.

Em tempo, agradecer ao Jorginho pela parceria, pela honradez com que trata cada caso, e por manter viva essa comemoração tão esplêndida e suntuosa para um personagem de papel, mas que habita em nós, como, de carne e osso e sangue. E agradecer aos participantes que foram firmes nas edições passadas e aos que estão firmes nessa edição.


Página do face do ColetiveArts, clique AQUI


G. G. Carsan 

G. G. Carsan é cidadão do mundo, gosta de caminhadas na natureza, tocar violão nas horas de folga, passar horas na internet papeando com os amigos, escrever editoriais e matérias nos seus grupos e páginas, preparar novos livros e poesias, manter os storys atualizados, viajante internauta pelas imagens e mapas... é um escritor brasileiro cujo principal lema de vida é valorizar a justiça, a honra e o caráter; escreve histórias reais e ficções e tem dez produções lançadas entre livros físicos e e-books (o último: Pandemia Brasil – Uma Bala na Agulha). É um colecionador, divulgador e historiador do personagem de quadrinhos TEX, com uma dúzia de exposições em eventos pelo Brasil, quatro livros publicados, páginas e grupos na internet desde 2002, cinco temporadas no canal do youtube "Tex Show", uma dúzia lives na página Texianos Live Show e foi o primeiro cosplay do personagem no Brasil.


Para conhecer um pouco mais sobre GG Carsan, escute o episódio de nosso podcast, o Coletive Som, gravado com esse grande pard. Clique Aqui.



"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE É TEXIANO


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

5 Comentários