NAVALHAS AO VENTO

 

DIA DA ÁRVORE NA CIDADE QUE MATA ÁRVORES

Moro numa cidade estranha. Aqui comemoramos as coisas que destruímos.

Hoje fui na casa de uma amiga e o filho dela trouxe o caderno escolar para eu ver. Todo orgulhoso disse que aquele desenho era uma árvore, pois dia 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore. Elogiei o trabalho dele, perguntei porque a árvore é tão importante para o nosso planeta e ele foi brincar, feliz por ter me explicado tudo o que havia aprendido na escola.

Minha amiga foi na cozinha, pegou dois latões, sentou ao meu lado, me entregou um latão e disse: - Só bebendo para acreditar nisso...

Eu quero crer que foi uma professora politizada, preocupada com o meio ambiente que, destoando do atual governo municipal, tentando ensinar a importância da árvore nas nossas vidas, que levou aos alunos a consciência ambiental e o motivo para comemorar. Não posso crer que isso faça parte do plano de aula da secretaria de educação de uma prefeitura que arranca árvores como quem arranca ervas daninhas. Que mata árvore centenária para fazer parada de ônibus ou praça mall. Não quero crer que, além de mau caráter essa gente seja hipócrita.

Quando me despedi para ir embora o Pedro me disse que no dia 21 todos deveriam abraçar uma árvore na rua e pedir perdão por que estamos maltratando as parentes dela. Pediu para que eu fizesse parte desta corrente de amor ao planeta. Com os olhos cheios de lágrimas eu prometi que faria o que ele estava me pedindo.

Esta semana irei na escola abraçar a professora.


Isab-El Cristina Soares


Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras, é Diretora Cultural do ColetiveArts.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVE É A FAVOR
DO BOMBARDEIO
DE LIVROS E DE
CULTURA!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Que lindo o teu texto e o teu gesto, Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sou a Isab-El. Poucas pessoas me chamam de Cristina kkkk. Obrigada pelo retorno. Bju

      Excluir
  2. Parece que cá e lá, o problema é o mesmo. Trabalhamos e os temas transversais, falamos e repetimos incansavelmente a importância da persevação, e quando menos se espera, vem a própria secretaria de educação e manda que arranquem 7 árvores da escola, pois Danificaria a calçada nova. É inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, D'anjo. Sou a Isab-El. Verdade, a própria secretaria de educação fazer isso se compara ao assassinato em Gravataí. Bju no teu coração.

      Excluir
  3. Sou professora, e sempre me perguntava o porquê celebrar o dia da árvore desenhando uma árvore numa folha que foi feita de uma árvore. Há tantas outras dinâmicas e aprendizagens possíveis. O fato de abraçar é algo significativo que ficará gravado na memória do estudante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Prof Lisi, sabe que eu nunca havia feito isso. Abraçar a árvore foi um momento único. Obrigada pelo carinho. Bju

      Excluir