NAVALHAS AO VENTO

 

APOSENTADORIA, SONHO DE TODOS

No último dia 13 de novembro comemorei um ano de aposentada. O que a aposentadoria representou na minha vida? Muita coisa.

Por mais de trinta anos eu vivi uma rotina de seis horas diárias de labuta. Trinta horas semanais. Há quem diga que eram poucas horas diárias, que funcionalismo não trabalha, que no setor privado é pior. Há quem defenda a privatização de tudo. Hoje mesmo vi nas redes sociais “quando tudo for privado, seremos privados de tudo”. Eu tenho orgulho de ter trabalhado pela população gravataiense desde quando não tinha computador na prefeitura. Muitas vezes levávamos canetas de casa porque não tinha em estoque. Fazíamos nossos projetos a mão e entregávamos para uma funcionária datilografar.

Eu contava os anos para me aposentar e parecia tão longínquo, tão distante da minha realidade. Era um sonho quase que inatingível e por isso baixei a cabeça e me dediquei ao trabalho, muitas vezes deixando de lado a minha família para cumprir horários não convencionais, como por exemplo quando estava na extinta FUNDARC – Fundação Municipal de Arte e Cultura. Carnaval, muambas, oficinas, Natal... tudo era festa, alegria e muito trabalho.

Hoje olho para trás e o sentimento de dever cumprido toma conta de mim. Sinto falta da rotina, falta dos colegas, falta da população agradecida pelo bom atendimento. Durante este tempo recebi três homenagens pelo meu atendimento ao público e isso não tem preço.

Mas o meu tempo passou. Agora é outra vida. Chegou a hora de curtir as minhas tardes com atividades que me tragam apenas alegrias, sem exigência de relógios-ponto, sem hora marcada e sem o compromisso de sair com chuva e frio.

A aposentadoria chegou na hora certa. Ainda tenho tempo de viver muita coisa e ao mesmo tempo o corpo já está cansado de ter que cumprir rotinas. Hoje nada me tira a alegria de acordar cedo porque quero e não porque tenho que trabalhar.



Isab-El Cristina



Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras, é Diretora Cultural do ColetiveArts.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!



SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Com certeza ,a aposentadoria chegou na hora certa.
    Tu sempre fez um trabalho maravilhoso,com muita dedicação. Agora é só aproveitar. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Isso que é importante, saber que fizemos o melhor no nosso trabalho para a comunidade. 😍😘

    ResponderExcluir
  3. Aposentada cheia de vida, que assim o seja.

    ResponderExcluir