DICAS DA SANDTECA

 O LIXO NOSSO DE CADA DIA

Eu, Lixeiro é uma obra do artista Derf Backderf, cartunista norte-americano que incluiu a 9ª Arte em seus projetos e, cá entre nós, se deu muito bem.

O quadrinho retrata situações corriqueiras e “normais” dos garis e mostra tudo o que ocorre nesse tipo de trabalho que agrega (literalmente) trabalhadores mais simples, geralmente com poucos estudos e muitos são “invisíveis” pra sociedade. 

A obra tem um início básico e demonstra, aos poucos, o universo de simplicidade, amizade e que alerta para o descaso do público com a maneira desleixada quando deixa seu lixo sem pensar em quem vai levar ou como vai. É um tapa na cara de quem não entende que há um seguimento após o descarte do lixo e mostra, de maneira impertinente, muitas vezes engraçada (e “vomitante”), situações em que bate uma tristeza de ver o quanto o gari sofre. 

Não procurem uma arte conceituada como nas hqs tradicionais, com traços refinados. Derf é um cartunistas, não esqueça disso. Por praticar mais esta área do desenho, facilita em mostrar detalhes, algumas vezes dando embrulho no estômago e noutras a gente se pega procurando algo em nos quadrinhos. 

Não é uma história pra quem tem aversão à sujeira (e da pior possível), mas em algum momento diverte e noutros a gente se emociona. 

O Universo do lixeiro é tão incrível quanto qualquer outro que estamos familiarizados. Derf mostra um grupo unido e alegre, mesmo trabalhando com pessoas grosseiras, patrão arrogante e num ambiente perigoso. No final de tudo, a história nos mostra o quanto estamos relaxando no cuidado com as embalagens, no tipo de lixo que colocamos, o quanto ignoramos isso e, principalmente, o que realmente deveríamos enxergar. 

Eu, Lixeiro é uma lição de moral para filhos e netos.


Sandman

Sandman  
é Professor da área de Linguagens e Códigos, Artista Plástico, Fotógrafo, Pesquisador de hqs e dono da Sandteca, uma Biblioteca de Gibis Localizada na Rua Raimundo Valmir Almeida, 59. B. Manoel Castro Filho, cidade de Guaramiranga, Ceará.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários