A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 Pil - First Issue

Public Image Ltd ou, simplesmente Pil para os íntimos. Diferente do que se estava tocando nos idos de 1978,a banda veio como uma proposta  musical nova e inovadora. 

Com o fim do do Sex Pistols, John Lydon ainda queria se manter ativo musicalmente, ao lado de Keith Levine,guitarrista que ajudou a fundar o The Clash e o baxista Jah Woble com seu baixo de apenas duas cordas e na batera Jim Walker. Eles ajudaram a criar e moldar um estilo que seria uma forma diferente do punk tocado pelo Sex Pistols e  bandas contemporâneas. 

Para alguns o Pil fazia um som inclassificável, anti musical. Apenas foi o pontapé inicial do que chamamos de Post/Punk.O som do baixo erra dissonante, a batera com um som tribal e a guitarra com overdubs, estava feito a receita do que viria a ser usado por outras bandas anos mais mais a  frente. 

Antes de lançarem o primeiro álbum, a banda lançou um compacto com dois singles, Public Image e Religion. O compacto teve duas capas. Um com formato de um tabloide inglês e o outro da gravadora Virgin.Public.

Image estava bem aceito e foi eleito destaque do ano. A banda seguiu trabalhando em novas  composições, até que enfim lançaram o álbum intitulado |De First Issue, é um disco com letras ácidas e contundentes, com o jeito peculiar de John Lydon. 

Experimental e ao mesmo tempo popular, First Issue foi o primeiro passo que se propunha a sair fora do senso comum.Músicas como Public Image e Low life, mais radiofônicas, e canções como Religion Fodderstomp que eram diferentes.

Por soar diferente,alguns fãs classificaram o disco como não sendo Rock  n' Roll. Mesmo com algumas  criticas de fãs, o álbum fez sucesso na Inglaterra.



Para conferir PIL - Public Image:


Daniel Filósofo 


Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários