Degenerado
Uma fuga interior

Obra escrita e desenhada por Chloé Chuchaudet, adaptada do livro “La Garçonne Et L’Assassin” de Fabrice Virgili e Daniele Voldman, baseado em fatos reais, vencedor do prêmio do Festival de Angoulême de 2014.
Degenerado é uma história de amor em plena guerra, uma fuga necessária que lida com questões extremamente de gênero existencial e, doravante, psicológico. Constrói um personagem que não sabe mais quem é, impactando em seu comportamento na sociedade.

Ao iniciar a leitura, parece um trailer que mostra mais do que devia, mas o desenvolvimento da obra vai tomando outros rumos e um leque de possibilidades chama a atenção que atrai o público, uma demonstração de clareza e total controle da narração de Chloé Chuchaudet.
A história se passa no período da 1ª Guerra quando a França já participava. Algumas imagens retratam o momento de maneira que assusta. E por conta desta situação, a visão aterradora de mortos e destruição, que o personagem Paul decide sair daquele ambiente. Tem que achar um jeito de voltar para casa. De voltar para sua amada Louise.
Paul traiu o seu país. Se for pego possivelmente seria executado. Assim, passa a morar num pequeno e discreto quarto de hotel e a partir dali, o seu Universo seria este até que a Guerra encerrasse ou ele morrer de vez.

Com o passar do tempo, o tédio chega ao limite, pois sem TV, sem ter como sair de casa, sem fazer atividades, sentindo-se um peso para a companheira que sustenta os dois, o psicológico vai à deriva e o personagem tem a ideia de usar as roupas da esposa e é a partir daí que a situação toma outro rumo.
A mistura de romance, guerra e exílio nos mostra o quanto a autora é perspicaz e leva o enredo para uma linha de raciocínio que nos alivia em momentos programados.
A arte é completa por Pin Ups, sem quadrinhos definidos, como nas imagens humorísticas de jornais e revistas de mesmo estilo, mas usando um tom artesanal com lápis, sombra e destacando o vermelho em muitas situações.

A autora Chloé Cruchaudet nasceu em Lyon, em 1976. Depois de estudar arquitetura e artes gráficas em Lyon, frequentou a escola de animação Gobelins. Isso fez com que ela desenvolvesse seu gosto pelo desenho e trouxe uma abordagem cinematográfica para o seu trabalho. Ela normalmente se inspirada em livros históricos ou autobiografias. É uma autora reconhecida e premiada no mundo.
![]() |
Chloé Cruchaudet |
0 Comentários