ENTRE RAZÕES E EMOÇÕES

 

Às Mulheres 

Estamos no mês das mulheres, comemorado em 08/03. Data que merece ser sempre celebrada. Mas não somente nesse dia devemos homenageá-las. Isso deve ser feito diariamente. Por quê? A resposta é simples, mas o significado é complexo. A mulher vem conquistando cada vez mais seu espaço. São muitos anos de luta. Antigamente, eram vistas pela sociedade como inferiores, submissas. Graças a Deus e à evolução da humanidade, isso vem mudando. Antes não tinham direito a ter opinião. Eram obrigadas a se casar e constituir família, deviam obediência aos maridos e sequer podiam pensar em separação. Eram praticamente escravas. Proibidas de trabalhar fora. Caso fugissem às regras, seriam mal vistas pela sociedade, tendo a reputação manchada pelo resto da vida. E os maridos? Ah, sempre levando as glórias, tirando vantagens. Pois, para os homens, tudo era permitido. 

Hoje, as mulheres tem vida própria, respondem por si. Há até uma lei que as protege contra a violência doméstica. A lei Maria da Penha, que, em agosto do próximo ano, completará 20 anos de existência. Mas ainda há muito a ser conquistado. Ainda hoje, a mulher deve ter mais cuidado quando sai às ruas. Se coloca uma roupa mais ousada, é porque está provocando. Como se isso justificasse alguém tentar pegá-la à força. Enquanto o homem se vangloria pegando quantas quiser. E também, a questão salarial, onde a mulher recebe menos que o homem, mesmo executando o mesmo serviço. A luta continua e, um dia, chegaremos lá. Coisas que todos estamos cansados de saber, mas sempre é bom salientar. 

E ainda tem quem pergunte porque as mulheres têm um dia dedicado a elas. Por merecimento. Por serem guerreiras, incansáveis. Carregam os filhos durante 9 meses, sofrem as dores do parto e se dedicam a eles como ninguém (muitas vezes, perdendo noites de sono.) E ainda dão conta de cuidar da casa, sair às compras, trabalhar fora. E fazem sem reclamar, com um sorriso no rosto. Parabéns a todas as mulheres, com M maiúsculo, por este dia e por tudo que representam. Pelo exemplo de força e determinação! Que todas saibam se impor e jamais desistam de lutar por seus direitos. Sem medo!



Mabel Südikum Gomes


"Quanto mais arte, menos violência. Quanto mais arte, mais consciência, menos ignorância."
- Ricardo Mendes

COLETIVEARTS, 06 ANOS DE VIDA,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O COLETIVEARTS ESTÁ MANCOMUNADO
COM A ARTE E A CULTURA!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: AQUI Instagram: AQUI YouTube: AQUI Twitter: AQUI
Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários