O Mistério de Lulu

Este filme de 1998 é a estréia na direção do consagrado escritor Paul Auster e tal qual seus livros, tem uma linearidade difícil de digerir. Não pela qualidade, inquestionável, mas pelas nuances e idas e vindas que podem ativar nossa labirintite intelectual.
.jpeg)
O filme conta a história de Izzy Maurer (Harvey Keitel, de Cães de Aluguel, Mudança de Hábito e Copland), um respeitado saxofonista de jazz. Uma noite, enquanto está tocando em um clube de jazz, Izzy é baleado no peito. Ele sobrevive a uma cirurgia de 7 horas, mas perde o pulmão esquerdo, o que o obriga a abandonar a carreira de músico. Desnorteado, se isola do mundo, até que visitado por sua ex-namorada Hannah (a deslumbrante Gina Gershon, eterno crush deste cronista), é convidado a jantar com ela, seu novo namorado, o produtor Philip (Mandy Patikin, de Homeland) e Catherine Moore (a maravilhosa Vanessa Redgrave), uma consagrada atriz, agora uma diretora de sucesso. Lá ele fica sabendo do audacioso projeto cinematográfico de Catherine, emperrado pela falta de uma atriz intensa o suficiente para o papel.
Dias depois, Izzy descobre uma pedra misteriosa e um número de telefone. Ao ligar para o número, conhece Célia (Mira Sorvino, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Poderosa Afrodite, ensolaradamente linda aqui), uma garçonete aspirante a atriz e os dois se apaixonam, ao mesmo tempo que guardam a misteriosa pedra. Juntos, eles renascem para a vida. Mas eventos, comandados por um misterioso Dr. Van Horn (o sempre figadal William Dafoe), podem atrapalhar a redenção de Izzy e Célia.

O Mistério de Lulu é um filme para poucos, tanto que tem uma aprovação de 0% no Rotten Tomatoes, com quase nenhuma visualização. Mas com uma bela e poética história de amor, com atuações intensas e comoventes de Keitel e Sorvino. Um filme reflexivo que mostra que a vida pode ser feita de camadas e cortinas que escondem outras realidades. Talvez a real delas. Que não é a que você vive. Talvez não.
Salman Rushdie, o escritor perseguido pelo regime islâmico do Irã, foi convidado para o papel do Dr. Van Horn, mas conflitos de agenda o impediram. Os músicos Lou Reed e David Byrne fazem inusitadas participações no filme.
O Mistério de Lulu está disponível na Prime Vídeo e na Apple TV.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
APOIO:
![]() |
Davison Silveira |
2 Comentários
Este não assisti, mas me interessei!
ResponderExcluirEsse filme tem um elenco incrível! Vou assistir, valeu a dica!
ResponderExcluir