MOMENTOS DE UM VELHO NERD


Se a vida é um jogo, porque não jogar RPG 

Eu sou Luciano Tavares, mas também me chamam de Luciano Xaba ou apenas Xaba. Sou autor e editor do site Oldie Nerd, podcaster do programa café com gibi e atualmente faço parte do grupo ColetiveArts.

"Você entra na taberna e, em uma mesa, já reunidos estão um bárbaro, um mago, um ladrão e um cavaleiro, eles acenam para você, lhe convidando para, quem sabe, começar uma aventura ao lado desse grupo recém formado!"

Nesse ano de 2020, ainda estamos em plena quarentena, a mercê de algo "horrível" que assola o Brasil e também do Covid-19.

Mas falaremos de algo prazeroso que nos traz o primeiro assunto que citei sobre a
taberna. Sou nascido nos anos 80, e foi no inicio, bem no inicio, dos anos 90 que criei muitos dos
meus gostos. Um deles, o RPG. Comecei com alguns Livros-Jogos, como "As Aventuras Fantásticas", e numa história muito louca, que conto em outra oportunidade, fui levado ao bom e velho RPG de mesa, com seus dados, planilhas, mapas e muita, mas muita imaginação. No meu caso, a vida adulta me afastou das mesas, mas, de algum jeito, me mantive perto das fichas de personagens, graças à tecnologia da informação, algo inimaginável nos anos 90.
 

Ainda hoje, podemos jogar com os amigos à distância, e, por causa da pandemia, somos
forçados a isso, nos conectando através da internet. O RPG é uma atividade que depende
da voz e da criatividade, portanto, não deixe de rolar os dados. Mas o ponto ao qual eu queria chegar, é o da descoberta de algo incrível que se deu, pelo isolamento, e que a própria vida adulta me trouxe. Minha filha, que no ano de 2020, com seus 6 anos, me surpreende ao me perguntar o que seria o RPG, que tanto ouvia seu velho pai nerd falar. E eis que depois daquela mesma explicação que se faz ao apresentar o jogo de interpretação de personagem, queria ela jogar comigo. E eu, feliz que só, decidi retirar as regras, deixando o mais simples possível. Resolvi "mestrar" uma pequena
história, deixando ela livre para criar e me descrever sua personagem. Algo que era para ser rápido se estendeu por horas. Nos divertimos muito e eu nunca imaginei que teria mais esse vínculo com minha filha, algo que se relaciona com o meu 
mundo, assim como os gibis, jogos do Nintendo e do Super Nintendo, e outros gostos que divido com minha prole.

Interprete seu personagem, traga seus filhos para essas aventuras fantásticas, junte seus amigos através da rede, role dados virtuais, escreva no papel com o lápis ou no seu Smartphone, livro-jogo, aventura pronta ou criando sua história. Não conhecendo o jogo, procure quem conheça. Aqui no ColetiveArts irá encontrar quem pode lhe mostrar o caminho. Mas jogue, solte a imaginação, crie, viaje, vá a mundo incríveis, você não vai se arrepender.

"Você entra na caverna junto de seu grupo, a escuridão é pesada, vocês não enxergam a um metro de distância, é quando vocês sentem um vapor quente. O bárbaro consegue acender a tocha e iluminar a caverna, na frente de vocês se ergue um Dragão vermelho, ele se prepara para liberar sobre o grupo seu sopro flamejante. O que vocês fazem?"


CONHEÇAM O SITE OLDIE NERD: https://www.oldienerd.com/

Luciano Xaba



  
 
                                  

Postar um comentário

0 Comentários