Coletive Som - A voz da arte #02


Episódio 02 - Fanzines e HQs na sala de aula: Paulo Kobielski



        A conversa de hoje acontece com um professor apaixonado por quadrinhos, fanzine e educação. Paulo Kobielski nos convida para conhecer melhor o que é o fanzine, e como ele e as HQs podem contribuir para a emancipação cultural e social de jovens e adultos. Também nos conta sobre o seu trabalho como produtor cultural na cidade de Alvorada, com o evento Gibifest, e em Porto Alegre, na Feira do Livro da cidade, com o Mutação na Feira, em parceria com o também fanzineiro Denílson Reis. Além disso, fala do seu processo de criação com o fanzine Mundo Gibi. Não perde, tá demais!

Roteiro: Jorginho e Patrícia Maciel
Produção: ColetiveArts e Oldie Nerd





Postar um comentário

6 Comentários

  1. excelente podcast ... origens parecidas, também me vali muito do universo das HQs para minha alfabetização. Lembro que, na sétima série, lá por 1985, uma professora de história utilizou material de HQs para criarmos momentos e expandir conhecimentos. Foi assim que entrei em contato com o clássico Ilíada e Odisséia, de Homero, em uma adaptação excelente realizada por Mauricio de Souza e a Turma da Mônica. Gosto muito de utilizar tirinhas e quadrinhos em sala de aula, a junção das linguagem verbal e não verbal, a semiologia nos elementos fazem a mente trabalhar, criando cenários e complexidades; Mafalda é um belo exemplo, as metáforas através da linguística e semiótica remetem a reflexões importantes. Há muito a debater sobre este material, ótima qualidade, contribuindo muito para a intertextualidade do indivíduo. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Sandro, que bom que gostou do programa e do episódio, para nós também foi muito prazeroso receber o professor Paulo para essa conversa, eu mesmo aprendi e me diverti muito durante a gravação.
      Alias, teu comentário veio para complementar e reforçar nosso episódio.
      Muto felizes por ter gostado, se ainda não ouviu, escute o primeiro e se prepare para os outros.
      Ah!
      ps: compartilhe pra fortalecer essa ideia e esse projeto.
      Valeu!

      Excluir
    2. Oi Sandro, quadrinhos e fanzines na educação podem trazer excelentes resultados amigo.

      Excluir
  2. Excelente entrevista com o amigo Paulo Kobielsky. Já participei do Fantasma Artzine com ele, e foi uma grande inspiração para meu canal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vai Glaucio.
      Com certeza a entrevista foi excelente, graças ao nosso entrevistado, que trouxe muita informação para nós e também graças aos queridos Jorginho e Patricia que fazem um grande trabalho em frente e por trás dos microfones.
      O primeiro episódio também está excelente e os próximos que viram também serão ótimos.
      E não se esqueça de compartilhar para levar nossa palavra a mais ouvidos.

      Excluir