MUITO ALÉM DOS SUPER-HERÓIS - 1
Quem de nós já não leu um gibi, assistiu a um desenho animado ou, um seriado na TV do Pato Donald, Pernalonga, Jornada nas Estelas, Formiga Atômica, Pica-Pau ou Zorro? Como não lembrar desses carismáticos personagens que povoaram nosso imaginário e deram sentido a infância de muitos de nós. Pois todos eles tiveram uma história em comum: eram publicados nas páginas dos diversos títulos de uma mesma editora de histórias em quadrinhos, a Dell Comics. Essa editora se tornou muito conhecida nesse meio por publicar material licenciado dos mais notáveis personagens dos desenhos animados da Walt Disney Productions, Warner Bros., Metro-Goldwyn-Mayer e Walter Lantz Studio além de muitas adaptações e séries derivadas de filmes e seriados de televisão tais como Zorro, Tarzan, Daniel Boone, Bonanza, Zé Colméia entre outros.
Fundada em 1921, por George T. Delacorte Jr., a Dell Publishing, começou com as “tais” revistas populares, sendo uma das pioneiras nos quadrinhos. Seu primeiro lançamento, “The Funnies”, foi colocado à venda em 1929 - tornando-se possivelmente o primeiro periódico americano especializado em quadrinhos, não reimpresso de tiras de jornal. A razão pela qual este semanário não estar listado na maioria dos guias como “o primeiro gibi” é provavelmente porque foi publicado como um tablóide, ao invés do tamanho de um gibi tradicional. Enfim, “The Funnies” durou 36 edições, terminando outubro de 1930.
Em 1938, a Dell firmou um acordo com a Western Printing and Lithographing Co., que detinha os direitos de fazer material original usando vários personagens populares de outras mídias. A Dell foi contratada para fazer versões de quadrinhos desses personagens. Essa parceria duraria quase um quarto de século e, no final dos anos 1940, tornou a Dell Comics como a maior editora de quadrinhos da América.
No início dos anos 1940, a maioria das editoras de quadrinhos aderiu à moda dos super-heróis. Mas a Dell encontrou seu nicho em propriedades licenciadas e destinadas a leitores mais jovens. Foi então que em 1940, lançou “Walt Disney's Comics & Stories”, uma revista que apresentava os famosos personagens de Walt Disney, como Pato Donald e Mickey Mouse. Em 1941, “Looney Tunes & Merrie Melodies Comics” começou, apresentando os personagens de desenhos animados da Warner Bros. Em 1942, “The Funnies” se tornou “New Funnies”, e começou a apresentar os personagens de Walter Lantz. No mesmo ano estreou “Our Gang Comics”, com personagens de desenhos animados da MGM como Tom & Jerry. Muitas das tiras de jornais populares tinham versões da Dell Comics, assim como alguns programas de rádio e, mais tarde, de TV.
Depois de 1947, as vendas de quadrinhos de super-heróis caíram vertiginosamente, enquanto as palhaçadas do Pato Donald, do Pernalonga e outros “bichos” decolavam. No ano de 1952, “Walt Disney Comics & Stories” chegou a marca insuperável dos 2.850.000 gibis vendidos nos Estados Unidos.
Quando os autodenominados guardiões morais do pós-guerra, tentaram vincular a leitura de quadrinhos à delinquência e perversão, a partir da fatídica obra ”Sedução dos Inocentes”, de Fredric Wertham, a Dell evitou as críticas e o rígido Código de Ética da indústria, pois não publicava super-heróis, terror ou outros gêneros e focava principalmente em materiais de licenciamento “saudáveis” de outras mídias.
O que surpreendia é que a Dell Comics não era apenas “boa” de boa qualidade para você, mas também porque, em uma indústria tão voltada para o lucro e para um público juvenil, atraía muitos roteiristas e artistas de talento como Walt Kelly, Carl Barks, Alex Toth, Russ Manning, John Buscema e outros, que alcançaram grande sucesso e têm seus nomes associados a editora.
A poderosa Dell Comics começou bem a década de 1960. Ninguém a segurava. Não havia competição para ela. Nenhuma editora conseguia ameaçar a incrível supremacia de venda das revistas que traziam o selo Dell. Mas um erro estratégico interno a levou para caminhos adversos. Mas isso você verá no próximo capítulo, prezado leitor.
Bugs Bunny # 29 (março de 1953) |
1947.08-Walt Disneys Comics and Stories # 83 |
6 Comentários
Interessante texto que desvenda um pouco mais da editora que publicava títulos infantis que a maioria de nós leu, como Luluzinha e Pernalonga, mas pouco se sabe da editora original deles.
ResponderExcluirOi Gazy, valeu comentário. Tem razão. O material da DEll/Gold Key, poucos conhecem. E é muito rico em variedade e quantidade. Achei importante resgatar. Me inspirei num texto do Luiz Antônio Sampaio, na saudosa revista Calafrio. Aquele abraço amigo.
ExcluirParabéns pelo lindo trabalho e por proporcionar a todos, tantos conhecimentos interessantes!
ResponderExcluirValeu prestigio. Essa coluna tem grande significado p mim. Aquele abraço.
ExcluirMuito interessante o texto sobre a editora Dell. Relembrar de clássicos como Pica-pau e Pato Donald, aquece o coração. Parabéns pelo belo trabalho Paulo!
ResponderExcluirValeu Paloma. Resgatar essas publicações tem sido um trabalho prazeroso. Logo vem a segunda parte. Aquele abraço.
Excluir