Escrevendo nas páginas de Gravataí
Hoje damos prosseguimento à série de seis podcasts dedicados à cidade de Gravataí, sede do ColetiveArts. O Coletive Som - A Voz da arte foi um dos projetos contemplados e financiados com recursos da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc em Gravataí, categoria Saberes e Fazeres Culturais. Nesse segundo episódio contemplado, trazemos um convidado para lá de ilustre e que escreveu literalmente sua história nas paginas de Gravataí, o escritor Borges Netto. Filho de Gravataí/RS, nascido onde hoje se localiza o Parque Dom Feliciano, no ano de 1957, trabalhou com agricultura, depois descobriu a biblioteca na Escola Estadual Maria Josefina Becker em Gravataí e nunca mais parou de ler e escrever. Tem diversas obras publicadas, tendo a maioria como cenário a sua cidade natal, foi patrono da 12ª Feira do Livro de Gravataí no ano de 1997 e no ano de 1998 fundou o Clube Literário na mesma cidade. Reconhecido por todos como grande escritor e incentivador de eventos literários por onde passa, Borges Netto vem nesse episódio nos contar um pouco da sua trajetória.
(*)Projeto contemplado e financiado com recursos da Lei Federal 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc em Gravataí, categoria Saberes e Fazeres Culturais
#smcel #leialdirblanc #saberesefazeresculturais
Apresentação: Patrícia Maciel e Luciano Xaba
Roteiro: Jorginho e Patrícia Maciel
Edição: Luciano Xaba
Poesia: Fernando Rosa (Ycaro)
Arte da capa: Jorginho
Poesia: Fernando Rosa (Ycaro)
Arte da capa: Jorginho
Produção: ColetiveArts e Oldie Nerd
Operador Técnico: Jéssica Miranda
Galeria de Arte: Felipe Xavier
Vídeo do Coletive: Panda
Para escutar episódios anteriores: https://anchor.fm/coletivearts
Galeria de Arte: Felipe Xavier
Vídeo do Coletive:
Coletive Som - A voz da arte #17, Borges Netto:
ColetiveArts, sempre algo
interessante para contar!
5 Comentários
Está incrível as artes, o programa Hora da Panda e o podcast
ResponderExcluirMuito agradecido, o podcast é um projeto que estamos fazendo com o coração, todos os envolvidos são maravilhosos. E tudo que reforça o programa também, tanto a arte quantos os programas de vídeo. É nossa pequena contribuição para com a arte.
ExcluirExcelente podcast! Borges Netto é uma daquelas pessoas especiais! sua netinha é assídua frequentadora da Biblioteca Monteiro Lobato, de Gravataí ... adora os quadrinhos da Turma da Mônica, Disney e outros, cantinho Gibiteca sempre tem sua visita ... Engraçado como as HQs despertam este instinto, este gosto pela leitura em muitas pessoas, não? Borges é mais um relato de tantos que conheço que tiveram nos quadrinhos algumas de suas origens pelo gosto literário, história à qual compartilho. Falando sobre a Biblioteca Pública de Gravataí, temos em nosso acervo a obra de Borges Netto, um expoente no meio literário Gravataiense ... ótimo parceiro, sempre solícito quando da necessidade de algum projeto, nas Feiras do Livro, Saraus e encontros literários, com suas colocações ponderadas e inteligentes ... sua escrita é carregada de observações, contextualiza a Aldeia de diversas formas, dá vida a seus personagens e coloca o ambiente de tal forma que, de certa forma, você estuda a história deste município, os contextos, a cultura, a forma de pensar, enfim ... já há um legado importante, e muito mais haverá, pois sua produção literária e cultural estão no auge, um escritor em constante estado de evolução! Muito bom este material, parabéns aos envolvidos!
ResponderExcluirObrigado Sandro, ótima contribuição.
ResponderExcluirE verdade como o quadrinho é a porta de entrada para muitos.
E a informação da biblioteca é perfeita, e completo dizendo, depois da pandemia, conheçam a biblioteca.
E as obras do Borges Neto.
Luciano, obrigado pela menção à Biblioteca ... Borges Netto abrilhanta nosso acervo com sua categoria e estilo, além também temos escritores e escritoras de Gravataí excelentes ... Círio de Melo, Maria Izabel Moreira, Izab-el, Pedro Paulo Fink, Aguirre Damé, Sebastião Medeiros ... enfim, o acervo é muito bom! Vale a pena a visita, são ótimos escritores e escritoras!
Excluir