CINEÓIDE

 

Meu Pai

The Father
2021
Florian Zeller
97 min


Quando o espectador vai ver um filme de Oscar com Anthony Hopkins, é hora de se segurar na cadeira com força. Ainda mais quando é um filme, um roteiro, montado sobre o seu personagem. Será que ele vai ter competência de levar esse filme nas costas? Só existe uma resposta: é óbvio que sim.

E isso é tudo que poderíamos saber antes de ver Meu Pai. Pelo menos é tudo que me
convenceu a ver o filme. Ultimamente tenho tentado não ver trailers e tem sido uma ótima experiência. Aqui não só foi ótima como marcante. Uma trama que se revela aos poucos, mas não se demora. Em 20 minutos já estamos imersos na vida de Anthony (sim, o nome do personagem é o mesmo). Um pouco perdidos, mas estamos lá. Naquele flat londrino. Cheio de livros, artes e um tabuleiro de xadrez canto. Porém, a cada cena, a cada corte, ficamos perdidos. Não pelo cenário, mas pelas informações trazidas por Anne, sua filha e Paul, seu genro. Seria a vida como entendemos o que os outros nos contam?


Pulos de tempo são frequentes. A sua filha vai ou não para Paris afinal? É difícil de
montarmos isso em nossa mente. Daqui a pouco, uma cena circular belíssima. Uma cena que começa onde acaba. Dando o contexto para o texto presente. Mas nos fazendo perder a sequência dos fatos ainda mais.




Esse é o clima do filme. Estamos perdidos dentro da realidade de Anthony. Ele, perdido
dentro de suas memórias. E Anthony, nos fazendo perder cada vez mais a dúvida de que essa é uma das melhores atuações da sua carreira. Ao final, só podemos fazer uma coisa: simplesmente chorar. Eu não sei porque, não tive essa oportunidade. Então, devo ver novamente. Pois o certo é sentir as lágrimas escorrendo ao final dessa triste história. Seja por tristeza mesmo ou por felicidade.


Nota: 10 ...no geral, no meu gosto, pelo impacto, o melhor filme do ano.



André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele.
















Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários