ROTA SONORA

 


Videoclipes Com Animações de Qualquer Tipo, Parte 2  


Sempre fui fissurado em listas.

Hora de prosseguir com mais uma seleção animada (baduntisss! Tá, esta foi infame!!) de clipes total ou parcialmente em animação tradicional, digital, com massa... enfim!

Tom Tom Club- Genius of Love (1981). Esta música de letra marcante e agitada que também homenageia cantores negros (“James Brown”, em especial), conheci no programa “Sarcófago”, quando a “Transamérica FM” era retransmitida em território gaúcho na frequência 89.3 (onde de 1993 até hoje é a “Antena 1”), lá por 1991. A banda foi criada pelos integrantes (até então, porque saíram depois) do “Talking Heads”: “Tina Weymouth” e “Chris Frantz”. O clipe foi produzido todo em animação ultra
colorida e frenética com o “Cucumber Studios LTD.”.


The Alan Parsons Project- Don’t Answer Me (1984). Esta eu ouvia bastante pela já mencionada “Antena 1“, mas o clipe só descobri recentemente. Parece um “motion comic” mesclado com stop-motion, peças reais e desenhos (do quadrinista “Michael Kaluta”) que parecem saídos de uma hq antiga de detetive onde o protagonista “Nick” lembra até o “Dick Tracy”. Concorreu no mesmo ano de lançamento ao “MTV Video Music Award” na categoria de “Vídeo Mais Experimental”, mas perdeu.


Dire Straits- Brothers in Arms (1985). Do mesmo disco de onde saiu “Money For Nothing” (confira ou releia a postagem anterior), esta música melancólica e poética (que o “Metallica” já regravou) foi mencionada numa comentário do nosso leitor, o quadrinista/ilustrador “Eduardo Schloesser” (criador do “Zé Gatão”). Isso porque antes de mim, ele já tinha assistido ao clipe que combinou rotoscopia sobre imagens da banda (texturizada e depois rabiscada), soldados e paisagens. Ganhou o “Grammy” de “Melhor Vídeo Musical”, em 1987.


Peter Gabriel- Sledgehammer (1986). Esta música faz parte da trilha internacional da novela “Roda de Fogo”, do mesmo ano. Não me lembro de nada dela, mas ganhei um exemplar do disco de um tio, em 1989. O “Aardman Studio” (“Fuga das Galinhas”, “Shawn- O Carneiro”), junto com os irmãos animadores realizaram este clipe quase que inteiramente em stop-motion onde até o ex-vocalista do “Genesis” foi fotografado e virava boneco de massa. 


A-Ha- Manhattan Skyline (1986). Eu tenho um exemplar em CD do 2º álbum da banda (“Scoundrel Days”), que achei (em 2009) na extinta filial da “Multisom” em “Alvorada”. Neste clipe, os integrantes aparecem como gravuras de jornais. O trecho em que o vocalista “Morten Harket” aparece na forma de um daqueles jogos de desenhar ligando pontos inspirou um arte minha pro “Inktober” de 2018 e pode ser conferida em https://visaoandf.blogspot.com/2019/01/galeria-inktober-2018-atrasada-e.html clipe foi lançado um ano depois, dirigido pelo também produtor/cineasta “Steve Barron”, o mesmo de “Take On Me” e “Money For Nothing”, além de um monte de clipes com ou sem animações. Ele também dirigiu o 1º filme das “Tartarugas Ninja” (1990).


East 17- Around the World (1994). Outra música de novela e neste caso, de “A Próxima Vítima” (1995). Também escutei há uns 21 anos e gravei numa fita de um CD emprestado. Clipe lúdico que quase não se utilizou de animação tradicional.


Quad City DJ’s- Space Jam (1996). Aproveitando o embalo do trailer de “Space Jam- Um Novo Legado”, começo recordando o 1º filme que lembro ter visto em cartaz no extinto “Cine Baltimore” que ficava no bairro “Bom Fim”, em “Porto Alegre”. Mas só pude ver uns 2 anos depois. Já falei sobre sua trilha sonora num artigo especial:   https://rotasonora-andf.blogspot.com/2012/04/especial-de-pascoa-3-trilha-sonora-de.html 
No VHS, este clipe vinha antes do filme em si, o qual sou fã mesmo que o enredo tenha sido comercial demais, alguns efeitos visuais tenham ficado um tanto toscos e muita gente torça o nariz. Este grupo só teve outra música de destaque e sumiu.


Red Hot Chili Peppers- Love Rollercoaster (1996). Cover do “Ohio Players” utilizada na trilha do filme “Beavis and Butt-Head Detonam a América”. No clipe, além de trechos da produção e da própria dupla retardada de protagonistas que o cartunista “Mike Judge” criou pra “MTV”, tem os integrantes do “Red Hot” em forma de desenho, barbarizando em cima de uma montanha-russa e fora dela.


Ramones- Spider-Man (1996). Uma das bandas favoritas do “Jorginho” (do “Coletive Arts”). Este clipe utilizou-se de trechos do 1º desenho do “Homem-Aranha” que a “Marvel” e a produtora “GrantrayLawrence” lançaram em 1967, com mais capricho que as séries anteriores que ficaram populares como “desenhos desanimados”. Os próprios “Ramones” aparecem em forma de desenhos numa animação estilizada e rudimentar. 


Spice Girls- Viva Forever (1998). Outro clipe lúdico. Aqui, as integrantes aparecem numa floresta e em forma de fadinhas (algumas com cara de doida!) em stop-motion, saídas de um “potão” parecido com um daqueles do “Kinder Ovo”. Elas tentam atrair um guri (que foi deixado pra trás!) até seu mundo de fantasia.


Gorillaz- 19-2000 (2000). Outro clássico divertido do extinto “Clipmania”, da “Band”. A bordo do mesmo buggy que aparece na capa de seu 1º álbum, o grupo percorre estradas e rampas até um “destino final explosivo”... tudo por por causa do inconsequente “Murdoc”.


Frejat- Segredos (2001). Pra fechar, outro que passava muito no “Clipmania”. Todo em computação gráfica, só que em estilo cartunesco, mostra o ex-vocalista do “Barão Vermelho” tentando sair do planeta a todo custo e no melhor estilo “Wile Coyote”.


Muitos clipes ficaram de fora desta lista, mas em breve, venho trazer mais. Aguardem!



  Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha







Sempre algo interessante
para contar!








Postar um comentário

4 Comentários

  1. Lembro bem do clipe do Frejat.Muito bem produzido e recordavel na memória dos fãs de música

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outra nesse estilo que, se não me engano, é "Túnel do Tempo" e tem a ver com cachorro 🐕

      Excluir
  2. Muito bacana!!! Obrigado pela menção. Tinha até esquecido do Clip do Alan Parsons Project (sou fã da banda, tenho vários cds até o início dos anos 90). Clipes animados eram muito legais, um show à parte. Parabés!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu e agradeço pela visita! Aqui sempre vou mostrar música de qualidade

      Excluir