O som do silêncio
Sound of metal
2019
Darius Marder
120 min
Amazon Prime Video
O nome desse filme me incomoda. Pois remete ao estilo de música chamado Heavy Metal, ou simplesmente metal, ao qual sou muito chegado. Porém, no filme, o que Ruben e Lou tocam é algo parecido com o clássico american hardcore. Isso foi um dos motivos que me fez parar de ver o filme na primeira tentativa, meses atrás. Com a entrada na corrida para o Oscar e vendo comentários positivos de amigos, resolvi dar uma chance.
Então, o filme com a história desse duo (banda formada por duas pessoas). Dois jovens em ascensão plena na cena alternativa americana. Turnê rolando, disco novo vindo por aí, tudo certo. A não ser pelo fato que descobrimos com mais ou menos 20 minutos de filme, Ruben está ficando surdo. Daí para frente entendemos que o filme é sobre isso. Cada cena, cada montagem, todo o design de som manda no filme. O diretor tenta nos colocar na experiência de alguém que perde a audição. E quase consegue.
Riz Ahmed em uma atuação quase perfeita está indicado a melhor ator. Não poderia ser diferente. É impressionante como ele passa a confusão de uma pessoa que está naquela situação. Não que eu conheça alguém que tenha passado por isso, mas é crível. Então, aí se cumpre a principal função da atuação.
Além da parte técnica, o filme também se propõe a discutir o drama do deficiente auditivo (ou o erro em usar este termo) na sociedade. As novas tecnologias que devolvem a audição, ou quase isso. Esse elemento, para mim, foi o mais interessante. Pois fica a reflexão: a perde de algum sentido te torna realmente incapaz?
Nota: 10 ...um filme arrebatador no sentido de novidade. Não cinematográfica, e sim, quanto a te arrancar da ignorância. Quanto a discutir do que precisamos nas nossas vidas para sermos realmente felizes.
André Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele.
André Moraes
#osomdosilencio #cinema #geek #nerd #criticasobrecinema #oscar #primevideo #coletivearts
Sempre algo interessante
para contar!
0 Comentários