CINEÓIDE

 


Nomadland

Nomadland
2020
Chloé Zhao
107 min


Tudo que eu sabia desse filme é que ele era protagonizado por Frances McDormand, de Fargo e Três Anúncios Para Um Crime. Dois papéis que lhe renderam o Oscar. Além de ser a mãe do pequeno Cameron Crowe em Quase Famosos, outro papel premiado. Ou seja, temos uma boa atriz aqui. Porém, o personagem dela não é o principal tema do filme.

O filme retrata a realidade dos nômades modernos nos EUA. Pessoas que vivem a margem da sociedade por necessidade ou por vontade. Outro filme que mostra bem de canto essa realidade é Na Natureza Selvagem. Quando Chirstopher McCandles pega carona e acaba em uma comunidade “hippie” no meio do deserto.


Basicamente, esse estilo de vida, se tornou a única alternativa para certas pessoas. Como Fern, a personagem de Frances. Ela vivia com o marido em uma cidade fundada às voltas de uma mina de extração. Com o fechamento da mina, até o cep da cidade foi cancelado. Com a morte do marido, Fern resolve vagar pelo meio oeste americano sobrevivendo com trabalhos temporários. Com destaque para as cenas em que ela trabalha na Amazon. Percebemos que é por pouco tempo e que ela cita que vai voltar na próxima temporada.

Achei curioso e fui pesquisar. Realmente é uma prática da Amazon não firmar vínculo com seus funcionários. Com as últimas crises, principalmente a de 2009, esse tipo de emprego se tornou uma alternativa, principalmente para idosos. E nessa pesquisa também que fui descobrir que os outros personagens interpretam a si mesmos em suas próprias vans. Inclusive no IMDB, só Frances é creditada como atriz.


Para mim, um filme importante. Porém, que não se propõe a um roteiro cinematográfico. É um híbrido entre documentário e ficção. Só que sem ficção. É bem pesado acompanhar a vida dessas pessoas, mas fora a denúncia, não apresenta nada. Nenhuma solução. A não ser as ideias de Bob Wells. Coordenador de uma comunidade nômade de ajuda comum.

Nota: 8 ...ainda acho que faltou um pouco de história nessa realidade bruta.


André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele.










03 ANOS DE COLETIVEARTS
Sempre algo interessante
para contar!





Postar um comentário

1 Comentários

  1. Boa dica ... a "informalidade" nos meios de trabalho, e há aqueles que endeusam tudo o que é "americano", como se não houvessem problemas por lá ... abraços!

    ResponderExcluir