APENAS UM TREKKER

 

Star Trek contra a homofobia

Desde os anos 60, Star Trek abordou e aborda questões contemporâneas em suas histórias que se passam no futuro e no espaço. Guerras, racismo - e posteriormente, a homoafetividade e o preconceito contra homossexuais são alguns dos temas que merecem destaque.

Nos dias atuais, nas novas séries Discovery e Picard, tem havido importante representatividade por meio de alguns personagens. Em Discovery, o casal Culber e Stamets, desde a primeira temporada, e agora o casal Adira e Gray na terceira temporada. Em Picard, houve a indicação no final da primeira temporada de que existe um relacionamento entre as personagens 7 de 9 e Raffi.

Mas o que hoje é uma realidade bem assentada no universo de Star Trek teve início ainda nos anos 90. Um episódio significativo a este respeito é Rejoined, da quarta temporada de Star Trek: Deep Space Nine. Escrito por Ronald D. Moore e René Echevarria, baseado em uma história deste último, foi dirigido por Avery Books (Sisko) e - espelhando o beijo inter-racial de Kirk e Uhura - mostrou o primeiro beijo homossexual em um episódio de Star Trek.

Tudo começou com um memorando datado de 2 de junho de 1995, enviado para Rick Berman (showrunner) por Moore, Echevarria e Ira Steven Behr (produtores e roteiristas). No documento, os autores informam que pensavam em ir numa direção ousada sobre o episódio que estava em produção e queriam comunicar Berman antes que este saísse de férias.

A história girava em torno do reencontro da Dax com um antigo amor, destacando que na sociedade Trill existe o tabu sobre relacionamentos com antigos hospedeiros. Até aí tudo bem. Mas em seguida vem o pulo do gato do episódio:

"Queremos que este antigo amor de Dax seja uma mulher"

Uau! Sim, de fato, a partir disto o episódio passa a seguir uma direção muito mais ousada, criando uma alegoria poderosa sobre os relacionamentos homoafetivos e as perseguições/proibições a estas formas de amor.

A ideia dos roteiristas é deixada bem clara no documento:

"(...) a proibição do caso de amor devido a um tabu social [da sociedade Trill] (...) fará a audiência reagir ao tabu do século 20 contra a homossexualidade."

Os autores do memorando, ponderando que as leis contra homossexualidade são controversas por irem contra os direitos individuais, afirmaram:

"esta história aborda as mesmas questões, mas em um contexto alienígena de Star Trek."

Sem esquecer que esta era uma oportunidade relevante de fazer uma crítica social sobre um problema do século 20, destacam como seria interessante que DS9, como encarnação de Star Trek, pudesse continuar este legado.

Para finalizar, os autores sintetizam a importância em realizar este episódio nos moldes
que propõem no memorando:

"Se fizermos esta história, e a faremos bem, todos nós um dia olharemos para trás com
um grande senso de orgulho"


Rejoined, que completou 25 anos no ano passado, é um dos meus episódios favoritos dentre todos os já produzidos por Star Trek. Não somente por trazer questões relevantes, que provocam discussão e fazem os trekkers pensarem em seus próprios preconceitos, mas pela sua ótima realização em amplo sentido: direção, elenco e roteiro.

Momento alto de Jornada nas Estrelas, memorável e que nos faz sentir orgulho - assim
como vaticinaram seus realizadores - ao olharmos para a história da franquia e percebermos o quão especial - e até mesmo pedagógica – as suas diferentes encarnações são.

Rejoined, por meio das personagens Jadzia Dax e Lenara Khan foi a primeira história de Star Trek a mostrar um beijo entre pessoas do mesmo sexo. Um novo beijo ocorreria ainda dentro de DS9 no episódio The Emperor's New Cloak, no qual Kira e Ezri do universo espelho trocam um beijo muito sensual. A façanha só seria repetida quase 20 anos depois, em Star Trek: Discovery. No episódio Into the Forest I Go, vemos o primeiro beijo entre dois homens: Paul Stamets e Dr. Culber.





Eduardo Pacheco Freitas é professor, historiador e autor de dois livros sobre o universo de Jornada nas Estrelas: Star Trek: utopia e crítica social (2019) e O'Brien deve sofrer! (2021)











Para adquirir o livro O'Brien deve sofrer!, CLIQUE AQUI
Para adquirir o livro Star Trek : Utopia e critica Social, CLIQUE AQUI

EDUARDO PACHECO FREITAS
e-mail : eduardo.freitas.001@acad.pucrs.br
Inscreva-se no canal Apenas um Trekker: 


                                              Vida longa e próspera!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!


Postar um comentário

0 Comentários