ARTE E CULTURA

 

EXPOSIÇÃO 30 ANOS DO FANZINE TCHÊ É  INDICADA 
AO 33°TROFÉU HQMIX  EDIÇÃO 2021


Saiu uma das listas mais aguardadas e importantes do quadrinho nacional, as indicações para a 33° Edição do Troféu HQ Mix, de 2021. O HQ Mix é uma das maiores premiações dos quadrinhos brasileiros, e estar em sua lista de indicações já confere grande reconhecimento. Assim, foi  com muita alegria que recebemos a notícia que a Expo Tchê 30 anos foi indicada na categoria Exposição, ficando entre as cinco melhores  do Brasil.


A indicação é mais um  reconhecimento ao grande  trabalho de Denilson Reis, natural de Alvorada/RS, um incansável editor de fanzines, incentivador e divulgador do quadrinho nacional. Ao saber da noticia fiquei muito feliz, e na hora enviei mensagem para ele, para Mari Veleda (responsável pelo Quiosque Da Cultura e Gravataí), para o Paulo Kobielski e para todos que estiveram envolvidos no evento. Foi uma festa em Alvorada, Gravataí/RS e Capão da Canoa/RS.


Denilson sempre foi uma inspiração e referência para o Coletive, inclusive hoje ele faz parte do grupo, assinando uma coluna semanal, a Três Pitacos Nerds. O Coletive surgiu da ideia de Israel Santiago conversando comigo, e nosso objetivo era fazer um trabalho parecido com o do Denilson e do Paulo Kobielski, que administravam o então Quadrante Sul (hoje Coletivo Alvoradense de Quadrinhos). Hoje, o Paulo também faz parte do Coletive e escreve o Dossiê Kobielski. Então após o Coletive acertar com Mari um espaço para ter eventos no Quiosque, sendo que um deles é o RPG (que antes da pandemia era jogado toda a sexta durante a tarde), o segundo passo era realizarmos uma exposição. Lembro-me que quando olhei os expositores do Quiosque da Cultura e vi que eram móveis, falei para ela que ia transformar o Quiosque em um grande fanzine, uma grande revista em quadrinhos. Depois de explicar a ideia  de realizarmos uma exposição em homenagem aos 30 anos do fanzine mais longevo do Brasil e  ela ser aceita, fui falar com o homenageado,  que aceitou  na hora.

Imprimimos todas as páginas do Fanzine Tchê em A4, algumas em A3 e, num mutirão, transformamos o Quiosque da Cultura em um grande fanzine:



    


Abertura da Exposição Expo Tchê 30 anos, matéria feita para o 
Programa Radar/TVE:


No encerramento da exposição foi realizada oficina de fanzines ministrada por mim, exibição do documentário em curta metragem "30 anos do fanzine Tchê", e bate papo com o diretor do curta, o Paulo Kobielski, e com o artista homenageado, Denilson Reis.





Foi um grande evento, a primeira exposição que o ColetiveArts realizou, a primeira em que fui o curador,  e não poderia ser ela mais significativa, pois foi realizada com essa grande figura que é o Denilson Reis. Ele que pautou e pauta a trajetória do Coletive, ele merece vencer o troféu, sua  história se confunde com a dos fanzines no Brasil, não tem como falar em fanzines e não falar em Denilson Reis. A exposição estava linda, 30 anos de história estamparam os expositores do Quiosque da Cultura, segundo Mari Velleda, que é a coordenadora desse espaço, houve público recorde para o período em que ela foi realizada.

Mesmo se não levar o Troféu, Denilson já é um vencedor, e estar na lista é uma grande honraria, para ele, o grande o editor e artista, para nós do Coletive, para o Quiosque da Cultura de Gravataí/RS, para a SMCEL de Gravataí/RS, para os artistas que participaram da historia do Fanzine Tchê e para todos que acreditaram no projeto.

Parabéns, Denilson Reis, pela indicação mais que merecida e saiba que estamos todos na torcida por você.


Fanzine Tchê: 30 Anos de Resistência:





Contatos Denilson Reis: 

Insta: https://www.instagram.com/tchezine/


Jorginho









03 ANOS DE COLETIVEARTS. NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!





Postar um comentário

3 Comentários

  1. Mas foi um baita trabalhãozão.
    Ficou muito bonita a ideia de transformar o local num fanzinaço e muito bonito o fanzinaço imitando o painel.

    ResponderExcluir
  2. Baita reportagem amigos. Serei eternamente grato por tudo que estão fazendo para projetar meu humilde trabalho. Que venham outras parcerias!

    ResponderExcluir