A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 

The Clash - London Calling



Quando pensamos em The Clash, logo pensamos em Punk Rock. Mas a banda acabou não se limitando a uma vertente. Um play totalmente punk rock é o primeiro álbum lançado em 77 com o mesmo nome da banda. The Clash é uma boa miscelânea musical. Eles fazem rock, ska, reggae, dub, tudo junto e misturado numa panela de pressão.

London Caling é o terceiro álbum de estúdio da banda. Disco que consolidou de vez o nome do Clash ao estrelato. Em pouco tempo o LP atingiu 200 mil cópias vendidas. Os ingleses novamente conquistavam a América através de uma banda de rock. Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon são os responsáveis e os iluminados em ter feito esse clássico. não do punk, mais do rock em geral.


O logotipo e as cores presentes fazem referência ao primeiro álbum do Elvis. A foto mostra o baixista Paul Simonon quebrando seu baixo Fender no show ocorrido no The Palladium em New York. A capa se tornou icônica e representativa até hoje. A fotografia foi tirada por Pennie Smith.

A primeira faixa é London Calling, faixa título que dá nome ao disco. Clássico absoluto, a batida inicial mostra à boa cadência e pegada forte da bateria. A música fala sobre uma possível guerra nuclear na época. O mundo ainda vivia o clima da guerra fria. Outra canção que mostra o lado político da banda é Clampdown. Nessa música a banda não perdoa ninguém, E Spanish Bombs inspirada na guerra civil espanhola, tem uma ótima melodia. A banda sempre foi politizada, suas letras sempre tiveram esse lado bem forte.


As composições ficaram a cargo de
Joe Strummer e Mick Jones com 
algumas participações do baixista Paul Simonon e do baterista Topper Headon. A banda estava bem coesa e London Calling apresenta um grupo afim de experimentações sonoras que soaram muito bem e continuou assim nos trabalhos seguintes.


Joe Strummer canta a maior parte das faixas. Em Guns of Brixton, já 
quem solta à voz é Paul Simonon, que por sinal a composição é sua, já que o baixista queria uma participação maior nas canções.

Para os fãs de rock roll em geral, London Calling é  uma obra fundamental e inquestionável. E também serviu de inspiração para muita gente que surgiu depois, como  Red Hot Chili Peppers, Living Colour, entre outros mais que beberam dessa fonte.


Para escutar The Clash - London Calling, álbum completo: 



Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.













03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:

Sempre algo interessante
para contar!



Postar um comentário

2 Comentários