ARTE E CULTURA


Contatos Imediatos no Quiosque da Cultura 


Dia 21 de outubro aconteceu no Quiosque da Cultura o evento Contatos Imediatos, contemplado pelo  prêmio Ocupação Cultural: intervenções urbanas e digitais por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. de Gravataí/RS. Proposta ousada da amiga Jeane Bordignon e do amigo Waldemar Max.

Confesso que o tema me despertou desconfiança e curiosidade. Convidei filho e nora e fomos prestigiar o trabalho, uma interação entre arte visual e poesia. Já no início Raul Seixas foi estrategicamente convidado. O "maluco beleza" estava perfeitamente confortável no contexto sugerido.


Os proponentes conseguiram envolver a plateia, mesclando audiovisual com performances marcantes. Aproveitei o ensejo para desenvolver minhas habilidades com a câmera fotográfica, sonho que desejo materializar em um futuro próximo. 

E assim foi a noite, recheada de poesias instigantes e com uma atmosfera futurista, que nos invadia a alma, nos proporcionando a sensação de termos sido abduzidos por alguns momentos. Estaríamos em um tribunal? Estaríamos sendo observados e também julgados?

Confesso que foi surpreendente. O ser humano necessita de momentos assim. Somente a arte possibilita uma viagem interna inigualável, onde inúmeras estratégias podem ser utilizadas para favorecer a reflexão e contatos imediatos com seu eu lírico...

Vida longa e próspera à parceria entre Jeane Bordignon e Waldemar Max!  

Fotos: Angela Xavier e Julia Refosco 

Angela Maria Xavier Freitas é a atual Presidente do Clube Literário de Gravataí, escritora, poeta, e professora. Possui descendência africana e também ascendência indígena. Graduada em Letras com Especialização em História e Cultura Afro-brasileira. Também atua como diretora de teatro estudantil, tendo recebido em 2018 o troféu Desconstrucão da História Oficial com a esquete Lanceiros Negros no Festil em Gravataí. Autora dos contos infantis Lanceirinho Negro e Lanceirinho Negro/Herança de Porongos.Integrante dos coletivos Profes pretas e Educação antirracista do Rio Grande do Sul. Atualmente é graduanda do curso de Espanhol pela UFSM e orientanda da UFRGS.




 







03 ANOS DE COLETIVEARTS, NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE ARTE!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Excelente fotografia de Ângela! Psicodélico, futurista, mistura de elementos. Lembrei Guerra dos Mundos, Isaac Azimov, um tanto de Júlio Verne, mais um pouco de Erich Von Däniken ... literatura, artes visuais, música ... Raul Seixas, indispensável! Interessante ...

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei as fotos e texto da Angela, fiquei triste por ter perdido a exposição de dois artistas incríveis como o Max e a Jeane.

    ResponderExcluir
  3. Grata pelas considerações!
    Foi uma experiência muito interessante e tenho certeza que novas apresentações acontecerão...Imperdível!

    ResponderExcluir