CINEÓIDE

 


Duro de Matar


Die Hard
1988
John McTiernan
132 min



Estamos chegando a novembro,  perto do Natal. E para começar uma lista de filmes de natalinos, não poderíamos ser outroe. Ainda que exista a polêmica se é de fato um filme de natal, essa dúvida foi completamente sanada. Uma vez que o filme utiliza elementos natalinos a todo momento. Inclusive, elementos que definem a narrativa. Apesar de ser um filme com 32 anos, pretendo não deixar spoilers neste pequeno texto. 

Então, no início do ano eu estava vendo a série da Netflix, Filmes que Marcaram Época. Um episódio dedicado ao famigerado Duro de Matar. Filme que lançou o Bruce Willis ao
estrelato no final da década de 80. Pensei comigo: quanto tempo faz que não vejo esse filme? Que baita erro. Pois ao final da sessão para essa lista de natal, confirmei o que muitos dizem. Se trata de um dos melhores, se não o melhor filme de ação já produzido na terra dos cowboys. 


Digo assim, pois o filme todo é um exagero de estereótipos. Ainda assim, o roteiro trabalha quase que de forma inédita a relação de John McLane com sua quase ex-mulher  durante um assalto megalómano. Além de uma relação muito bonita de amizade instantânea de John com o Sargento Powell. É impressionante como entre uma cena de tiroteio e outra, o roteiro coloca elementos muito fortes de relacionamento humano. Mesmo entre os vilões, uma das motivações vem da morte de um irmão. Na época, duvido que isso não era inédito. 

É preciso citar também a atuação de Alan Wakeman, o chefão Hans Gruber, em seu primeiro papel no cinema. O cara é tão bom ator que em certa cena tu sente pena do desgraçado mesmo sabendo que ele é um baita FDP. Por sinal, mais uma relação muito bem construída. Hans contra John, o policial perdido de Nova York. O John Wayne de pés descalços. 

Lembrando novamente como é um filme natalino. Que não só se passa em um noite de natal como a arma dos tiros decisivos é presa com uma fita de presentes. Ao final de tudo, ainda saímos da sessão ao som de Let it Snow. Nada pode ser mais natalino do que isso.


Nota: 10 ...primeira vez que dei a nota antes de fazer a resenha. É, um dos melhores de
ação da história. Ponto.


TRAILER: 

André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele. Aliás dizem que este André recentemente foi convocado por Amanda Waller para algo muito secreto e foi visto treinando com bumerangues















03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Lembro que o Cameron gastou uma fortuna para explodir um prédio de verdade em Terminator 2, só que nesse filme, Duro de Matar, usaram maquetes e ficou muito melhor!

    ResponderExcluir