ROTA SONORA

 

Trem da Alegria e Hanói-Hanói

Aproveitando que numa mesma data (12 de outubro) se comemora o “Dia da Criança” e o “Dia Nacional do Fanzine”, vim falar sobre 2 grupos marcantes da década de 1980.


O “Trem da Alegria” foi criado pelo cantor e produtor musical “Michael Sullivan” em 1985 e em “São Paulo”, contando com “Luciano”, “Patrícia” e “Juninho”. Um ano antes, “Patrícia” e “Luciano” participaram do “Festival Internacional da Criança” que o “SBT” promoveu e gravaram um disco chamado “Clube da Criança”, fazendo sucesso com as músicas “Carrossel de Esperança” e É de Chocolate”. O nome do álbum era o mesmo do programa apresentado por “Xuxa” naquela época e pela extinta “Rede Manchete”. Ficou bastante famosa com muitas músicas: “Uni-Duni-Tê”, “He-Man”, “Piuí Abacaxi”, “A Orquestra dos Bichos”, “Iô-Iô”, “Thundercats”, “Pra Ver Se Cola”, “Jaspion-Changeman”, “Pula Corda”, entre outras. Aparecem em diversas emissoras, como a “Rede Globo”. Ganhou uma 4ª integrante, a “Vanessa” e houve troca de integrantes até 1992, quando entrou num hiato. 


“Patrícia” saiu do grupo em 1987 e começou carreira solo adotando o nome artístico de
“Patrícia Marx” a partir de 1994. “Luciano” e “Juninho” também prosseguiram como cantores e sendo que este último chegou a ser jogador de futebol. 

Uma nova formação apareceu em 2003 e apresentada pela 1ª vez no “SBT” (vejam só!) pelo “Domingo legal”. Esta encarnação do “Trem da Alegria” acabou em 2005.


Me lembro que um exemplar de um dos primeiros discos era tocado durante o recreio no colégio onde estudei durante os primeiros 4 anos do “Ensino Fundamental”. Isso quando não era um vinil...do pianista “Richard Clayderman”!

Integrantes originais: Luciano Hassyn, Patrícia Marx, Juninho Bill e Vanessa Delduque 

Substitutos: Fabíola Braga, Amanda Acosta, Rubinho Cabrera e Ricky Bueno

Última formação: João Augusto Matos, Bárbara Lívia, Caroline Sayuri e Yago Piemonte

Discografia: Trem da Alegria do Clube da Criança (1985), Trem da Alegria (1986), Trem da Alegria (1987), Trem da Alegria (1988) Trem da Alegria (1989), Trem da Alegria (1990),  Trem da Alegria (1991) Trem da Alegria (2002) e Só Sucessos do Momento (2003)


CLIP TREM DA ALEGRIA: 


Criado no mesmo ano, só que no “Rio de Janeiro”, o “Hanoi-Hanoi” foi criado por “Arnaldo Brandão” (ex-integrante do “Bryllho”), o poeta “Tavinho Paes”, o guitarrista “Affonso Heliodoro dos Santos Jr. e o baterista “Pena”. É bastante famoso pela música “Totalmente Demais” que chegou a ser regravada mais tarde, mas também lançou “Blá-Blá-Blá... Eu Te Amo” (que virou “Rádio Blá”, na voz de “Lobão) e “O Tempo Não Pára” (na voz de “Cazuza”). E o que a banda tem a ver com fanzine? O nome de seu 2º disco é “Fanzine”, tendo uma música homônima a qual conheci pela 1ª vez há mais de 10 anos num slideshow com o seu refrão “E tome zine, zine, zine, zine, zine em papel de xerox”.


Chegou a substituir o “Barão Vermelho” no “Rock n’ Rio II”, em 1991. Encerrou atividades em 
1995 e retornou em 2003.

Integrantes: Arnaldo Brandão (baixo e vocal), Ricardo Bacelar (guitarra, teclados e vocal), Sergio Vulcanis (guitarra e vocal) e Marcelo Costa (bateria e vocal)

Ex-Integrantes: Affonsinho (guitarra e vocal), Pena (bateria e vocal), Cássio, Edmardo Galli, Kiko Ramos e Alex Holanda

Discografia: Hanói-Hanói (1986), Fanzine (1988), O Ser e o Nada (1990) e Coração Geiger (1992)


CLIP HANOI - HANOI, FANZINE:



Anderson ANDF é ilustrador e nerd de carteirinha, já lançou fanzines e um dia sonhou em substituir o Juninho no Trem da Alegria.


03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!


SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Minha mãe adora o Richard Clayderman, lembro pouco do Trem da Alegria, mas lembro deles. Não sabia que tinham um álbum chamado Fanzine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que a música "Fanzine" foi uma das faixas da seleção que montei quando participei do programa "Psycho Killer", dia 11 de dezembro passado. Minha 1ª experiência radiofônica ativa

      Excluir
  2. "É De Chocolate" é da autoria do guitarrista e produtor Robertinho do Recife, não é? Parece que os filhos dele participaram do Trem da Alegria, ou estou enganado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que descobri, a composição da "É de Chocolate" é de Michael Sullivan e Paulo Massadas. Mas o Robertinho do Recife participou como músico dessa faixa

      Excluir