CINEÓIDE

 


Os fantasmas contra atacam

Scrooged
1988
Richard Donner
101 min


Está aí um filme que demorei muito para ver. Tanto por ser um filme do Bill Murray, quanto um filme de natal, quanto por ser um filme que adapta o Canto de Natal de Charles Dickens. Por sinal, das versões que conheço, a que mais gosto é Os Fantasmas de Scrooge, de Robert Zemeckis. Mas essa versão do Donner, realmente é especial como me dizem há alguns anos.

Acho que por aproximar mais a realidade da nossa era. Um empresário, presidente de uma emissora de TV, amargurado pelas dificuldades da vida moderna é muito mais fácil de entender do que o conservadorismo inglês de 1850. Por exemplo, por mais que possamos nunca ter andado em um táxi amarelo americano, entendemos o quão genial é o fantasma do natal passado ser um taxista malandro de Nova York. No clássico, Ebenezer Scrooge tem um escritório de empréstimos, com canetas bico de pena e mata borrões. Metade das pessoas nem sabe mais o que é isso.


Esse tipo de releitura é muito interessante. Ainda mais em um texto que trata de sentimentos tão fundamentais. Perda, arrependimento, amargor, rancor. Todos esses sentimentos são postos a prova pelos 3 fantasmas de natal. No filme em questão, Frank Cross está produzindo uma montagem do texto de Dickens, ao vivo, na noite de natal. Por levar a sua direção com mão de ferro, ninguém o questiona.

Em meio a essa montagem, dias antes da véspera de Natal, Frank recebe uma visita do seu mentor, morto anos antes. Ele avisa que os fantasmas estão vindo, então, é o próprio Frank que recebe as visitas e tem sua perspectiva de vida alterada pelos espíritos de natal. Enquanto comanda a montagem do programa televisivo. Parece estranho, mas funciona muito bem. Bill Murray está muito bem, então, tudo certo.


Nota: 9 ...fora o final muito forçado, muito rápido, gostei muito do resto. Ainda mais pelo efeitos práticos de terror e as piadas insanas, como o comercial de divulgação. hehe


TRAILER:


André  Moraes é Cineasta, Escritor e criador do Wasd Space, também é responsável pela coluna O Simióide, toda a segunda aqui no ColetiveArts .A Wasd Space está com uma linha de camisetas com ilustrações autorais muito show, entrem em contato com ele. Aliás dizem que este André recentemente foi convocado por Amanda Waller para algo muito secreto e foi visto treinando com bumerangues















03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

1 Comentários