CONTRAPONTO

 


Autocuidado


Não é porque tô solteira, que tenho de aceitar qualquer rolê!”, eu vi uma frase assim no instagram esses dias e resumiu meu momento atual! Se tem uma coisa que eu tenho aprendido nas últimas semanas é a importância de valorizar a minha própria companhia. Tem situações e pessoas que agridem nossa essência e se não cuidarmos de nós mesmos, quem vai cuidar?


Há alguns anos, eu me sujeitava a sair com uma amiga de adolescência porque ela era antiga na minha vida. Porém cada saída com ela era estranha e muito destoante da minha vida. Quando não estávamos num silêncio constrangedor, eu estava apenas ouvindo ela falar mal de outras mulheres (super machista) e do eterno namorado que ela odiava a relação, mas nunca terminava. Ao olhar para trás, vejo o quanto colhi indignidade para mim mesma nessas saídas, pois um dos motivos para ela querer tanto sair comigo é porque o tal namorado da época disse que ela era tão chata que não tinha amigos. Ela fazia questão de tirar fotos dos nossos passeios e postar em redes sociais. Na época eu não percebia, mas eu certamente estava sendo muito desrespeitosa comigo mesma.


Nos últimos dias tive outras experiências que me fizeram redobrar os cuidados comigo mesma, repensar em cima do que aceito e valorizar a minha presença. Um rapaz queria muito retomar uma relação de “amizade colorida” do passado comigo e eu insistia que queria apenas amizade fraterna. Várias vezes me convidou para “dates” e eu rejeitava porque sempre deixava claro que não queria nada dele além de amizade pura. Me deixando enganar com a ideia de que ele entendia bem isso, topei algumas saídas com ele, sempre focando na fraternidade e sendo extremamente fria quando ele tinha gestos que destoavam da amizade que eu queria. Acabei sendo deixada de lado quando ele percebeu que não me convenceria a viver o que ele queria.


Não sei se mais alguém tem medo de ser injusta com as pessoas e afastá-las quando na verdade estão com boas intenções para conosco, mas eu sou assim. Sempre dei chances com medo de estar sendo malvada ou injusta. Porém estou cada vez mais amadurecendo a ideia de que quando as pessoas têm boas intenções (e nós não estamos cegos dentro de nossas próprias projeções) percebemos com facilidade suas intenções. Mas quando estamos inseguros sobre nosso próprio “feeling” nos metemos em todas as furadas possíveis, levando sempre na cabeça, até aprendermos com as lições. Enfiar o pé de vez em quando no rio para ver se “dá pé” pode funcionar às vezes, mas certamente a melhor e mais prudente atitude é ver como a água corre, observar as características do local e tentar um graveto no lugar do seu pé - isso pode até salvar a sua vida, ou te proteger de situações bem desagradáveis. Autocuidado é muito mais do que cuidar da alimentação, tomar remédios e ir regularmente ao médico. Precisamos nos perceber e selecionar situações.



Miriam Coelho é artista das imagens e das palavras e estará dia 12 de dezembro presente no Artist Alley do Anime Multi Geek em Canoas RS:



Miriam Coelho


03 ANOS DE COLETIVEARTS
 NÃO ESPALHE FAKE NEWS, ESPALHE CULTURA!

SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Sempre algo interessante
para contar!

Postar um comentário

0 Comentários