A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 

Black Sabbath - Black Sabbath


Final dos anos 60 na Inglaterra, Birmingham, pra ser exato. Quatro rapazes se juntam e formam a banda que foi o embrião do que chamamos hoje de heavy metal. Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Bill Ward, o Black Sabbath.


Com letras sombrias, soturnas, profundas e como o nome da banda foi tirado de um filme de terror, causavam certo medo, nada mais justo do que o primeiro álbum da banda fosse lançado justamente numa sexta feira 13. Exatamente no dia 13 de Fevereiro de 1970, a pedra fundamental foi lançada e mostrou ao mundo do Rock, como se faz música pesada, macabra, obscura.

O disco já começa com uma introdução contendo barulho de trovões, chuva, sinos, abrindo espaço para um riff poderoso de Iommi. A música leva o nome da banda. N.I. B  mostra o talento de Geezer Butler no baixo. O titulo da canção é o apelido dado ao batera da banda Bill Ward. Com uma gaita tocada por Ozzy na introdução, The Wizard é outra bela faixa executada no álbum e mais um clássico da banda. Se você curte escutar doom metal ou stoner, tem que escutar Warning. O Sabbath nessa música fez o alicerce desses dois estilos, anos antes. Daí a importância desse primeiro álbum e da discografia da banda na fase clássica.

Esse ano comemora-se, 50 anos do lançamento de Black Sabbath. Na época, não foi um sucesso de vendas, mas tem um valor inestimável pelo pioneirismo, estética e sonoridade. Black Sabbath -1970 foi e é, a formação de muitas bandas do estilo e uma fonte inesgotável.


Para escutar Black Sabbath - 1970:


Daniel Filósofo 

Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

2 Comentários