ARTE E CULTURA

 

UERGS LANÇA PÓS GRADUAÇÃO EM

 EDUCAÇÃO E CULTURA

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da Uergs publicou no dia 04 de fevereiro de 2022, editais de 5 cursos de especialização, abertos para o primeiro semestre de 2022 nas Unidades de Caxias do Sul, Litoral Norte - Osório, Porto Alegre e Erechim, que contará, também, com 1 curso de especialização no segundo semestre. As inscrições podem ser feitas de forma online até o dia 10 de março de 2022. 

Caxias do Sul receberá a primeira turma da especialização em Educação e Cultura, que já vem sendo ofertada em outras unidades da Uergs. 

Curso: Especialização em Educação e Cultura 

Unidade: Caxias do Sul

Vagas: Serão oferecidas 30 vagas, sendo 27 reservadas ao acesso universal e 3 aos servidores da Uergs.

 Processo Seletivo para ingresso em 

Educação e Cultura 2022/1:

Edital 001/2022- Educação e Cultura

Os dados para depósito da taxa de inscrição são:

Banco: Banrisul

Agência: 0100

Conta Corrente: 03.431384.0-2

CNPJ 04.732.975/0001-65




Conversa com a  Coordenadora da Especialização em Educação e Cultura, Professora Doutora REJANE SEVERAL



O Arte e Cultura foi conversar com a Professora Doutora Rejane Several para saber um pouco mais sobre a pós-graduação em Educação e Cultura. Rejane é formada em História, tem Licenciatura Plena e Bacharelado (PUCRS, 1988), Especialização  em História do Brasil (PUCRS, 1990), Mestrado em História do Brasil (PUCRS, 1993), Doutorado em História  Social (USP, 2002) e Pós-doutorado  em História Colonial (UFV, 2011). Também possui Especialização  em Psicopedagogia Institucional (UFRGS, 2018) e Especialização  em Atendimento  Educacional Especializado (Uergs, em curso). Trabalhou em várias  Universidades como  Furg/RS, UNISC/SC, ULBRA/RS, UFV/MG. É Professora Adjunta  na área  de Fundamentos da Educação  na UERGS/São  Francisco de Paula/RS, desde 2003.



JORGINHO: Qual é a importância de uma pós-graduação em uma trajetória acadêmica?

REJANE SEVERAL: A pós-graduação enriquece o currículo, é uma grande experiência, pois é uma fonte de qualificação e atualização. É uma forma de dar uma nova direção à rota profissional, conviver com pessoas que tenham os mesmos interesses e tenham o mesmo campo de atuação, além, é claro, de ampliar a rede de contatos profissionais.

JORGINHO: Quando surgiu a especialização em Educação e Cultura que a UERGS está oferecendo?

REJANE SEVERAL: A especialização em Educação e Cultura iniciou no segundo semestre de 2020. Devido à pandemia, o curso foi oferecido na modalidade remota, com aulas na plataforma Meet às terças e quartas-feiras à noite. As disciplinas foram encerradas em julho de 2021. No momento, os alunos já estão redigindo os trabalhos de conclusão de curso em formato de artigo. A previsão de encerramento do curso é março de 2022. 

JORGINHO: Quais são as abordagens conceituais propostas nessa especialização e o que o futuro pós graduando pode esperar no sentido de agregar conhecimento a sua formação acadêmica?

REJANE SEVERAL: O curso poderá contribuir de forma significativa para o aperfeiçoamento dos professores da rede municipal e estadual, visto que atende à expressiva demanda da coordenadora da CRE e das Secretarias Municipais de Educação da Região, especialmente, de Cambará do Sul, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado e São Francisco de Paula. Propomos este curso de especialização em Educação & Cultura considerando a cultura não só como um mecanismo produtor de artefatos e costumes, mas sim como um espaço de lutas de poder, debates, em constante transformação na contemporaneidade, tendo papel fundamental na educação pós-moderna. A(s) cultura(s) se configurou em um campo permeado de tensões e disputas, produzindo novos contextos educacionais que nos mostram e alertam para transformações nas sociedades. Assim, vale destacar que o curso propõe problematizar as interfaces da cultura e da educação a partir das fecundas e produtivas discussões a respeito das relações de força e poder engendrados neste circuito.

JORGINHO:  Em que áreas o futuro pós graduando pode utilizar os conhecimentos adquiridos nessa especialização?

REJANE SEVERAL: A proposta desta pós-graduação a princípio era de formação continuada para todas as áreas de licenciatura em Educação. Tínhamos o objetivo de oferecer uma formação em nível de especialização para os profissionais da Educação, um espaço de reflexão sobre temas da atualidade, tais como: História, Cultura, Esportes, Educação, Meio Ambiente, Sociologia e Tecnologia.

JORGINHO: Deixe uma mensagem para o leitor do Arte e Cultura.

REJANE SEVERAL: Os temas Educação e Cultura são muito instigantes. Os professores e profissionais de outras áreas que se interessarem por esta pós-graduação terão a oportunidade de discutir questões contemporâneas que enriqueceram sobremaneira seus conhecimentos e formação. Venha participar desta grande experiência. Inscreva-se no curso de Especialização em Educação e Cultura.



CONTATOS:

Rejane Several

"A pós-graduação enriquece o currículo, é uma grande experiência,
pois é uma fonte de qualificação e atualização."
- Rejane Several

Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rool e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

1 Comentários