Confraria do Abraçando o Litoral Norte
Rumo ao Monumento do Motociclista
em Aparecida do Norte/SP
JORGINHO: Sérgio, desde quando o motociclismo está na tua vida?
SÉRGIO KÜLZER: Desde os meus 18 anos. Agora em abril completo 50 anos de motociclismo. Sempre tive moto. A primeira foi uma 49 cc. Honda, importada.
JORGINHO: O que a estrada significa para você ?
SÉRGIO KÜLZER: Significa uma liberdade completa. Andando de moto me sinto fazendo parte da natureza. Ver o sorriso de uma criança ou de uma pessoa idosa ao passarmos ou sermos ultrapassados por algum veículo, para mim "não tem preço".
JORGINHO: Quais as maiores aventuras que viveste em cima de duas rodas? Quais os lugares e viagens que mais te marcaram?
SÉRGIO KÜLZER: Foram os eventos "Moto Procissão", em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. Em 2022, dia 12/10, iremos completar 26 anos desse primeiro evento; o "Abraçando o Litoral Norte" (02 Dias), percorrendo 10 cidades e várias praias do nosso litoral. Em 2022 (03 e 04/12), iremos completar 17 anos; e o "Abraçando a Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco", que em 2023 (3* Sábado e Domingo de Janeiro) irá comemorar 8 anos. Sou o Coordenador da "Confraria do Abraçando o Litoral Norte" e temos um calendário anual, em que todos os meses temos uma programação diferenciada.
JORGINHO: Como surgiu a ideia da viagem até a Basílica de Nossa Aparecida?
SÉRGIO KÜLZER: Sempre tive este sonho, e foi através do convite de um amigo, que também tinha vontade de conhecer a Basílica de mãe Aparecida e não queria ir sozinho. Isto foi em 2017. Ele não conseguiu mais nenhuma companhia, e então eu convidei 5 moto amigos meus para nos acompanhar.
Na época, eu tinha uma moto Falcon, ainda na garantia. Estava super carregado com mochilas, barraca e com o meu filho Júlio Külzer Neto na carona. Pensando que os demais amigos já estavam à minha frente, pois saímos de lugares diferente, andava na BR101 a uma velocidade de 110 km. Ao estar ultrapassando um caminhão, a minha moto simplesmente "apagou". Se viesse atrás de mim algum "outro veículo", não sei se estaria contando esta história. Resumindo, tive que "abortar" esta viagem, pois havia queimado a bomba de combustível . Considerei isto um "sinal", não era o momento para eu fazer aquela viagem.
No ano seguinte, em março de 2018, fui então pela primeira vez, acompanhado de mais 5 moto amigos. Me acompanhou na carona o meu filho caçula Lucas Külzer . Graças a Deus deu tudo certo, e este ano estaremos realizando a 5* edição.
JORGINHO: Conte para os leitores como será o passo a passo da viagem, ida e volta.
SÉRGIO KÜLZER: Acredito que esta viagem, ainda que percorrendo os mesmos caminhos e visitando os mesmos lugares, sempre será "diferenciada".
Este ano devemos ir com um maior comboio de moto amigos. O roteiro já está pré definido. Deverão ser um "Moto time de futebol", com 11 motos titulares, 02 moto reservas e um carro de apoio (o definimos como o nosso treinador, e junto com ele irá um outro amigo motociclista de carona, que será o "massagista").
Segue abaixo a nossa escalação:
- Moto atletas "convocados"
@milton Goleiro
@adao Lat. Dir.
@antonio Zag.C.
@julio Quart Zag
@nelson Lat. Esq
@sergio Cent Med
@alcione M. Esq
@paulo Reis P. Dir.
@markinho M. Dir
@jorjão Cent Av
@carlos P. Esq.
@sebaje Treinador
@eliseu 👍 Massagista
Reservas a Confirmar
@irapuan Treinador Adjunto
@joão maestro Coringa
@Roni Gatão Coringa
JORGINHO: Todos os tipos de motos podem participar de um roteiro assim, ou tem alguns modelos bem específicos?
SÉRGIO KÜLZER: Todos os tipos de motos podem participar. As motos devem estar em perfeito estado de uso e andarem na velocidade "determinada" através das placas de sinalização nas rodovias.
JORGINHO: Qual o seu conselho para quem quer aderir ao mundo do motociclismo?
SÉRGIO KÜLZER: Entrei no mundo motociclístico aos 18 anos. Nunca deixei de ter moto. Esta paixão está no sangue, percorre as nossas veias e acelera os nossos batimentos cardíacos. A liberdade que sentimos estando em cima de uma motocicleta é algo "imensurável e inimaginável".
Meu primeiro passo em relação com este mundo motociclístico fantástico foi com uma CB 49 cc importada. Aos poucos fui, gradativamente, aumentando as cilindradas: 100cc - 125cc - 150cc - 200cc - 250cc - 300cc- 400cc e, atualmente, com uma 500cc.
JORGINHO: Quais os seus planos para 2022 após a viagem até a Basílica ?
SÉRGIO KÜLZER: Após a viagem à Aparecida/SP, prevista para 7 a 8 pernoites, iremos à Paraty/RJ + Ubatuba/SP + Eldorado/SP + Curitiba/PR, retornando daí para o RS.
Nós temos um "calendário anual" através da Confraria do Abraçando o Litoral Norte. Todos os meses do ano nós temos eventos programados:
Março: dia 13 - Moto Aniversário (19 anos) - Fonte N. Sra. Aparecida (Mariluz/ Imbé- RS)
Abril: dias 16 e 17 - Moto Aniversário
Maio: dia 08 - Moto Mamães
Junho: dia 12 - Moto Namorados
Julho: Moto Surpresa
Agosto: dia 07 - Moto Papais
Setembro: dia 11 - Moto Independência
Outubro: dia 12 - Moto Procissão N. Sra. Aparecida (26 Anos)
Novembro: dia 13 ou 20 - Moto Proclamação
Dezembro: dias 03 e 04 - Moto "Abraçando o Litoral Norte" (10 Cidades)
Dezembro: dia 18 - Moto Confraternização.
JORGINHO: Deixe uma mensagem para o leitor do Arte e Cultura
SÉRGIO KÜLZER: Não deixe para fazer amanhã o que você poderia ter feito ontem. Viva intensamente o dia de hoje, pois este é o seu maior presente. A vida é muito curta e saiba que ela é o seu valor maior.
"Viajando de carro, caminhão, ônibus, avião ou navio, eu vejo a natureza. Andando de moto, eu faço parte dela". - Sérgio Külzer |
Jorginho |
0 Comentários