TRÊS PITACOS NERDS

 

1. Cinema

Batman Diferentão

O filme do diretor Matt Reeves levou para as telas um Batman detetive e um Bruce Wayne antissocial. Voltando do cinema meu filho perguntou o que achei do filme.  Respondi que ainda estava processando. Então começamos a analisar o filme e quando cheguei em casa já tinha meu veredito. Primeiramente, não comparem esse filme com os outros. Ele é totalmente diferente das propostas de Burton e Nolan. Não estou dizendo que é melhor ou pior, mas fiquei muito satisfeito com a proposta de Matt Reeves por fugir do lugar comum e nos trazer um outro Batman. O Batman de Reeves é muito mais um detetive, um braço da polícia de Gotham do que um super-herói. Aliás, o filme nem tem cenas de heroísmo, salve lá uma no final. Batman se mostra como um detetive em busca de pistas para encontrar o Charada. Nem de Batman ele é chamado. O único que o chama assim é o próprio Charada. Aqui temos um Batman obcecado por Gotham City, um vigilante que colocou a cidade como sua prioridade de vida. Acreditoue até como única. Por outro lado, Bruce Wayne parece não existir. Tornou-se um ser antissocial que vive recluso em sua mansão a espera de assumir sua verdadeira identidade: O Batman. Não é atoa que a música do Nirvana (Something on the Way) casou perfeitamente com a atmosfera do personagem e também da cidade. Tristeza e melancolia. E os demais personagens? Todos perfeitos! Existiu uma química entre Batman e Gordon. Entre Batman e Mulher-Gato. Nada me pareceu forçado, foi algo que surge naturalmente. Os atores também são um capítulo a parte. Fiquei receoso com a indicação de Robert Pattinson. Mas depois de ver o filme O Farol, fiquei tranquilo. Os demais atores são perfeitos, não consigo ver defeitos. Gostei muito do Falconi do Turturro, um gangster mais malandrão e menos mafioso clássico. Poderia comentar todos, mas seria chover no molhado. Enfim, meu veredito: um baita filme!

 2.Quadrinhos

Tê Rex - Zapzombie

Zapzombie é o segundo volume das tiras da personagem Tê Rex, uma criação de Marcel e Marcelli Ibaldo, respectivamente, pai e filha. Só para constar, Marcelli tem 13 anos. Esse segundo volume está tão bom quanto o primeiro. Além disso, nas palavras da própria desenhista, seu traço está amadurecendo. Fico imaginando o futuro dessa quadrinhista. As tiras estão muito atualizadas com temas do cotidiano e, quando fazem um flashback, parece que estamos vivendo esse momento novamente. Parabéns aos autores e a editora Avec por encampar esse quadrinho genial.

3. RIP

 Taylor Hawkins (1972-2022)

Ontem, 25 de março de 2022, fomos surpreendidos pela notícia de Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, quando já estávamos esperando por uma apresentação da banda dia 27 no festival Lollapalooza. Mais que um excelente baterista, Hawkins era uma estrela no palco. Cantava muito bem quando chamado ao microfone e interagia de forma carismática com o público. Tive o privilégio de presenciar Hawkins ao vivo no show que o Foo Fighters fez no estádio Beira-Rio em Porto Alegre no ano de 2018. Perdemos um grande astro do rock.

Meus zines

Pitacos Nerds 01


Coletânea de minha coluna no blog do ColetiveArts. Dicas de quadrinhos, fanzines, livros, cinema e rock ligados ao mundo da cultura pop. São 20 páginas, xerox, formato A5. R$ 10 + frete. Versão digital gratuita. Pedidos: tchedenilson@gmail.com


Denilson Reis é roteirista e fanzineiro. Edita fanzines desde 1987, quando lançou o Fanzine Tchê, em circulação até os dias de hoje. Edita também fanzines temáticos (rock, blues, cinema...), e revistas independentes (Peryc, Quadrante Sul). Lançou o álbum Tchezine v1 pela Criativo Editora. Denilson tem participado dos principais eventos de quadrinhos como FIQ (BH) e CCXP (SP). Já foi agraciado com os prêmios: Troféu Risco (1988), Prêmio DB Artes (2010), Troféu Angelo Agostini (2012 e 2018)


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Incríveis as indicações como sempre. Já fui seguir o @terexhq no Instagram, as tirinhas são muito boas. Tu e a primeira pessoa que vi que gostou do novo Batman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas reitero e esclareço que, ao contrário do que fiz entender na minha vídeo resenha... não falei que esse Batman foi terrível! Não mesmo! Achei interessante o climão de suspense policial, mas teve poucas coisas que não me agradaram. Muito jornalista formado detestou ou falou horrores, além de youtubers repetindo aquela velha ladainha xarope de "O MELHOR BATMAN DE TODOS, TODOS"!!

      Excluir
    2. Lais, Te Rex é realmente demais. Sim, curti o novo Batman. Parece que a galera gosta mais de fazer críticas negativas do que positivas. Aqui nos Pitacos Nerds pretendo sempre ressaltar o lado positivo dos trabalhos que comento. Sinceramente não entendo porque tantas críticas negativas e algumas até insultuosas ao novo Batman. Mas, está tudo bem!

      Excluir