NAVALHAS AO VENTO



PARA QUE SERVE A VAGINA?

Certo dia ouvi a palavra “incel” e fui pesquisar. A expressão vem da junção das palavras "involuntary celibates" e descreve homens que se definem como "celibatários involuntários".

A reportagem da BBC conversou com vários jovens que se autodenominam “incels”. São adolescentes ou garotos com pouco mais de 20 anos, que sofreram rejeição ou tiveram encontros ruins com mulheres e visitam fóruns de mensagens para tentar sair da solidão. São homens que não conseguem ter relações sexuais e/ou amorosas com nenhuma mulher e que por isso culpam as mulheres e os homens  sexualmente ativos por suas frustrações pessoais e infelicidade. Vivem exalando ressentimento, misoginia, misantropia, autopiedade, auto ódio, racismo, senso de direito ao sexo e endosso da violência contra pessoas sexualmente ativas. Para o incel toda a mulher é promíscua, manipuladora, só visa o dinheiro e as mais atraentes são chamadas de “stacys” que são objetos de desejo e de ridicularização.

Confesso que detectei vários incels não autodeclarados, mas visivelmente identificáveis no nosso meio social. Inclusive homens que usam o disfarce de casados como esconderijo. Na verdade eles odeiam mulheres, até mesmo as esposas, elas servem apenas como empregadas não remuneradas.

Quantas vezes vemos homens do nosso convívio “babando” por uma bela mulher sem ter a coragem de chamá-la para uma conversa, pois ele a considera apenas uma “stacys”. Outros que se acham tão maravilhosos, capazes de seduzir qualquer mulher, ficam apenas na tentativa. Isso os deixa frustrados e acabam tentando macular a imagem dessas mulheres, quando rejeitados passam a odiá-las . Geralmente as agridem perante os demais, as julgam por suas escolhas, por suas vestes, por seus hábitos, por suas ideias, suas falas… Quando elas reagem as ridicularizações ou os ignoram, o prazer desses homens é dizer aos quatro ventos que “não as levou para a cama, por isso elas agem assim”, “são loucas”, “precisam de um homem que as domine” , “não peguei porque não quis”… E acreditam que tudo o que elas falam ou fazem é para agredi-los, sentem-se o centro do universo…

O autodeclarado incel geralmente é jovem, mas no dia a dia vejo homens adultos que assim posso classificar. Naturalmente os “brochas” que como não conseguem mais transar ficam determinando até o que uma mulher pode ou não falar, porque para eles a mulher não tem boca nem cérebro, é apenas vagina. Mas daí vem a dúvida desses homens: - “Para que mesmo serve a vagina?”

Isab-El Cristina Soares

Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.


COLETIVEARTS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

6 Comentários