TECITURA

 

Diários da Cultura - Projeto Descomplicando

Neste mês de julho de 2022, a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, de Gravataí-RS, inicia um projeto bem interessante para aqueles aficionados por leitura, amantes dos textos bem escritos ou estudantes que pretendem prestar o vestibular na UFRGS ou qualquer instituição de ensino que tenha algum destes textos como base. Falo do Projeto Descomplicando - Leituras Obrigatórias da UFRGS em Pauta.

Mediado pela Bibliotecária Bruna Chaffe, o propósito deste projeto é criar grupos de leitura e estudos para emergir nestes textos - “A leitura prévia das obras e sua posterior discussão entre os participantes facilita o entendimento e interpretação do texto que, muitas vezes, assume uma linguagem mais rebuscada devido ao período em que foi escrito, ou sugere uma licença poética ou mesmo jogo de palavras, que para o leigo se torna de difícil compreensão.”

Leituras Obrigatórias - a palavra “obrigatórias” por si só não atrai o leitor, pois induz a uma concepção de que se trata de algo massante, obrigado, engessado. Trabalhar com leituras obrigatórias não é necessariamente uma atividade cansativa, muito pelo contrário. Descobrir e redescobrir os clássicos pode ser muito prazeroso! Os clássicos da literatura e de tantas outras expressões culturais não são, como é pelo entendimento popular, obras escritas e trabalhadas há muito tempo. Um clássico é uma obra atemporal, que resiste ao tempo e, mesmo escrita ou criada há décadas ou centenas de anos, passa a impressão de que foi concebida nos dias atuais dada a identificação temporal. Dado este contexto, um clássico literário, que é o foco deste texto, pode ter sido escrito a quinhentos anos como também ser criação atual, de alguns meses apenas. A literatura anda de mãos dadas com a história, onde muitos destes clássicos contextualizam uma época, trabalham com variáveis linguísticas e culturais que nortearam o mundo em determinado período, chegando ao que temos hoje.

Com programação para o ano inteiro, para participar é necessário inscrição prévia, com duas opções de horários: 10h às 12h ou 15h às 17h. Cronograma: 

Julho

dia 4 - A Cartomante - 10h às 12h ou 15h às 17h
dia 11 - Entre Santos - das 10h às 12h ou das 15h às 17h
dia 18 - Uns Braços - das 10h às 12h ou das 15h às 17h



Sandro Gomes

Sandro Ferreira GomesProfessor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento. 

Confiram podcast gravado com Sandro Gomes clicando Aqui


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

0 Comentários