ARTE E CULTURA

 

CAVALGANDO COM TEX - 

MEU IRMÃO MAIS VELHO TEX WILLER

(*) Matéria originalmente publicada no Arte e Cultura em 15/09/2021

Arte: Leandro Dóro


Quando o professor Paulo Kobielski e eu começamos a conversar sobre o evento que veio a se chamar Cavalgando com TEX, eu não tinha ideia de quantas pessoas interessantes e de quanto material rico e farto eu iria encontrar pela frente. E uma dessas pessoas foi Adriano Rainho. 

Adriano Rainho é, como costumamos dizer, um "gentleman". Tão logo comentei com ele sobre o evento e nossa intenção em gravarmos um episódio do Coletive Som (podcast do ColetiveArts), ele topou na hora, ficando não só à disposição, mas ficando ativamente na produção da grande festa Texiana, que acontecerá no dia 30 de setembro. 

O passo seguinte foi adquirir as duas obras que Adriano Rainho escreveu sobre TEX, para que eu pudesse entender mais sobre sua pesquisa, sua paixão pelo personagem. As duas obras:

MEU IRMÃO MAIS VELHO TEX WILLER Volume -1,
Edições Globo-RGE de 1950-1958


Adriano Rainho, nesse primeiro volume, nos encanta já no prefácio, apresentação e introdução. No prefácio, Júlio Schneider, e na apresentação, G.G.Carsan, dois gigantes que nos brindam com textos bem elaborados e gostosos de se ler e que vão preparando terreno para o que o leitor vai encontrar na introdução. Ali,  Rainho conquista qualquer leitor/colecionador, não tem como não se identificar com um menino que em 1977 (ano em que nasci ) foi apresentado aos quadrinhos de Tex por um amigo que lhe trouxera revistas que eram do pai e que, anos depois, um Rainho já maduro reencontra esse mesmo  amigo e o pai, dono das revistas. Assim, ele os  presenteia  com quadrinhos do pard mais famoso do Oeste.  Estamos lidando com alguém que lida com sua paixão com muita seriedade e compromisso.

Este primeiro volume de Meu irmão mais velho Tex Willer é uma obra antológica  para qualquer pesquisador de quadrinhos. Adriano faz uma pesquisa profunda e traz informações que  são fundamentais para que entendamos não só o personagem, mas o contexto editorial no Brasil, nesta primeira vez em que ele foi publicado. Ele apresenta as capas de toda a Coleção Júnior, revista em que Tex começou a ser publicada no n°28,  acrescida de comentários e curiosidades quando elas assim necessitam. Adriano vai além, faz comparações com as edições originais Italianas e muitas curiosidades que enriquecem a edição. Terminando o livro, ele inclui depoimentos de colecionadores de Tex, dando um toque muito especial à obra.



MEU IRMÃO MAIS VELHO TEX WILLER Volume -2,
A fase da editora Vecchi de 1971-1983


O segundo volume de Meu irmão mais velho Tex Willer, este também essencial para pesquisas sobre quadrinhos no Brasil, aborda um período editorial que ficou marcado nos fãs mais antigos e saudosistas, a Editora Vecchi (1913 - 1983). Foi lá que Tex Willer começou sua saga de cinquenta anos de publicações ininterruptas no Brasil, conquistando uma legião de fãs capaz de causar inveja em qualquer um. 

Com prefácio de José Carlos Francisco, apresentação de G.G. Carsan e mais uma linda introdução feita por Rainho: Espirito de Criança! Em seguida, começa uma linda viagem por curiosidades, como homenagens  a Marcos Maldonado (letrista das histórias de Tex na Vecchi)  e a Paulo Guanaes (tradutor de Tex na Vecchi), e uma jornada por todas as capas de Tex, similares ao trabalho feito no volume-1. Rainho nos encanta com uma pesquisa formidável e com uma edição tão boa quanto a primeira. Completando a edição, mais depoimentos de colecionadores de Tex. 



É certo que Rainho já deve estar preparando um terceiro volume de seu irmão mais velho, e eu estarei a postos para pegar a minha edição, afinal, além de um fã de Tex, sou um pesquisador de quadrinhos, e estas são obras que não podem faltar na estante de quem ama a nona arte.

Para adquirir Meu irmão mais velho Tex Willer:

Adriano Rainho
e-mail: adr.rainho@terra.com.br



CAVALGANDO COM TEX 2ª EDIÇÂO


Dia 30 de setembro está chegando e, com ele, a 2ª edição de Cavalgando com TEX, evento online  que irá novamente reunir pards dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo.

Em 2021 a primeira edição foi um enorme sucesso, tornando-se o maior evento online da história dedicado ao personagem. Este ano, a programação será mais enxuta, mas feita com muito amor pelo ColetiveArts e por todos aqueles que são apaixonados pelo personagem criado na Itália, em 30 de setembro de 1948, por  Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Gallepini, o Galep.

O Coletive, durante todo o dia 30,  irá disponibilizar publicações especiais aqui no blog, dedicadas ao personagem e seus fãs. E a partir das 21h, no YouTube do Coletive, ocorrerá a live de comemoração do aniversário de 74 anos do ranger mais querido do faroeste. 

Na live comandada por Israel Santiago e GG Carsan  haverá muitos brindes a serem sorteados, e para concorrer, tem que dar o like no vídeo, começar a seguir o canal do Coletive, e ficar de olho na programação que será publicada aqui no blog, pois as perguntas do sorteio serão sobre  essa programação toda especial.

Lugar de Texiano no dia 30 é aqui no Coletive, venha comemorar conosco essa data tão fantástica!

Para saber como foi o nosso primeiro "Cavalgando com TEX", clique AQUI.

Arte: Felipe Xavier

Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.


04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!

Postar um comentário

0 Comentários