A MÚSICA SEGUNDO O FILÓSOFO

 

Hermínio Bello de Carvalho


Compositor, poeta, produtor musical, agitador cultural. Homem de várias faces, Heminio Bello de Carvalho é multifacetado, um iluminado. Brasileiro, carioca, em estado puro, sabe transmitir em palavras, o Brasil em todas as formas.

Exímio homem da música, Hermínio Bello de Carvalho, conviveu e foi amigo de grandes personalidades musicais. Era amigo intimo de Elizeth Cardoso, Aracy de Almeida, duas cantoras de vozes peculiares e personalidades distintas. Hermínio teve a honra de ter descoberto e lançado Clementina de Jesus. Expôs a icônica cantora no espetáculo Rosa de Ouro, ao lado de nomes como Elton Medeiros, Nelson sargento, Paulinho da Viola que também foi lançado nesse espetáculo e viria a ser o seu parceiro no clássico Sei lá Mangueira.

Escreveu inúmeras canções. A já citada Sei lá Mangueira com o Paulinho da Viola, que foi cantada por varias vozes e se tornou um clássico da nossa musica. Fez letras para um punhado de melodias escritas por nomes como Heitor Villa Lobos, Jacob do bandolin, Pixinguinha, Mauricio Tapajós, dona Ivone Lara, Cartola, Baden Powell, entre outros grandes nomes.

Como produtor musical, produziu alguns discos interessantes, foram mais de cem. Dentre eles, produziu Cartola, Nelson Cavaquinho, Elizeth Cardoso, Pixinguinha, Carlos Cachaça, Elza Soares, Roberto Ribeiro, dentre outros. Como diretor-roterista de shows, produziu importantes espetáculos como o lendário Rosa de Ouro (1965) Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim, Zimbo Trio e o época de Ouro (1968) os musicais, È a maior (1970) com Marlene e em parceria com Fauzi Arap, face à faca (1974) com Simone, te pego com a palavra (1975) com a Marlene, Caymmi em concerto (1985) Chico Buarque de Mangueira (1998) entre outros com Herivelto Martins, Luis Gonzaga, Radamés Gnatalli & Camareta Carioca. 

Atualmente Hermínio Bello de carvalho está com 87 anos, ainda nos brindando de sua vasta experiência de vida e de contribuição para a cultura nacional.



VAMOS ESCUTAR HERMÍNIO: 


Daniel Filósofo 

Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista Também escreve suas crônicas dominicais na coluna do Daniel Filósofo.

04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

0 Comentários