Cinema, emoção, ação!
Sabe quando você assiste despretensiosamente algum programa, e ao final fica maravilhado com a experiência adquirida? Pois foi o que me aconteceu na última sexta-feira, 07 de outubro de 2022, ao assistir no Disney Plus o especial de Halloween da Marvel, Lobisomem na Noite!
Vamos contextualizar … como sempre, em meio a uma semana de muito trabalho, visto que iria trabalhar no sábado também, cheguei em casa com a expectativa em ver tal programa, propagandeada a um tempo. Estava curioso! Afinal, sou um ex-colecionador de quadrinhos, e acompanhei muito as histórias da Marvel, fato que talvez faça com que eu me torne um tanto crítico das produções atuais, tanto cinema quanto streaming, e esta decisão de tornar o universo de super heróis mais infantilizado, tomando um tom de comédia para muitas produções, entre outros. Mas a curiosidade era grande! O Lobisomem da Marvel é um personagem ao qual acompanhei algumas aventuras lá pelos anos 1980, não é um personagem dos mais explorados. Pertence à categoria de personagens de terror na Marvel, como Drácula, Blade, Moebius, Homem Coisa, Simon Garth, Motoqueiro Fantasma, entre outros. E o elenco escolhido para viver os personagens mostrou-se muito interessante, destacando-se Gael Garcìa Bernal e Laura Donnelly, com a proposta de apresentar um filme de média metragem, não mais que uma hora, como se fosse o episódio de alguma das séries, em preto e branco. Bom, vamos lá. Iniciado
o filme e… que baita experiência!
Assisti duas vezes, e provavelmente assistirei mais. Uma daquelas obras que vão virar referência, tenho certeza! Não costumo errar nestas previsões. Mas vamos aos fatos, sem estragar as experiências com spoilers!
O filme remete diretamente ao cinema clássico de terror anos 30 e 40, a vanguarda do cinema alemão, os clássicos de terror em preto e branco. Gael García Bernal interpretando Jack Russel e Laura Donnelly apresentando a ótima Elsa Bloodstone, talvez inaugurando a trajetória dos “caçadores de monstros” da Marvel, fazem frente aos inesquecíveis Bela Lugosi, Boris Karloff, Simone Simon e Lon Chaney, entregando atuações seguras permeadas por cenas de ação de tirar o fôlego! Destaque para os efeitos especiais … estávamos realmente assistindo a uma produção ambientada nas décadas de 1930 e 1940, que capricho aos detalhes, que belíssima homenagem da Marvel a uma época mágica do cinema mundial, aproveitando a produção para introduzir personagens que farão parte do MCU, como o Lobisomem, Elsa Bloodstone e Homem Coisa (este, extraordinário!).
Voltando aos clássicos, é difícil não criar conexões com uma época tão importante para a arte como um todo, e não só a indústria cinematográfica. Retornando um pouco mais, a Nosferatu, de 1922, com Max Schreck no papel principal, adentrando a década de 1930 e 1940 com Drácula, Cat People, The Wolf Man, Frankenstein, onde os monstros da Universal imperavam nas telas e Bela Lugosi, Lon Chaney, Boris Karloff e Simone Simon eram as grandes estrelas do momento, um dos propósitos de Lobisomem na Noite foi cumprido, o de homenagear esta escola de cinema e alcançar este público. Responsável por influenciar gerações de subculturas heavy metal e gótica, esta escola teve peso dentro da Indústria Cinematográfica e das Artes como um todo, reverberando até os dias atuais.
Foi uma bela experiência! Recomendo! É uma produção rica em referências, não só dentro do Universo Marvel, mas das subculturas envolvidas. E como filme de terror, nada fica a dever aos grandes filmes!
Gosto de trocar ideias, ainda mais com elementos que podem se desdobrar em tantas outras coisas … Marvel criou um potencial enorme dentro de suas produções. Que colha bons frutos! Deixem seus feedbacks, se possível. Abraços!
Sandro Gomes |
Sandro Ferreira Gomes, Professor de Língua Portuguesa, Conselheiro Municipal de Políticas Culturais em Gravataí/RS, Servidor Público, Porto Alegrense, admirador das belas artes, do texto bem escrito e das variedades de pensamento.
Confiram podcast gravado com Sandro Gomes clicando Aqui
04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!
SIGA-NOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:
Facebook: https://www.facebook.com/coletivearts/
Instagram: https://www.instagram.com/coletivemov...
Blog: https://coletivearts.blogspot.com
Twitter: https://twitter.com/ColetiveA
0 Comentários