DANIEL FILÓSOFO

 


Um menino chamado Pelé

Todo menino é um Rei, é fato e já dizia a canção. Chamado Pelé, só um. E o garoto vivia em Bangu, exatamente na Praça de Guilherme da Silveira, próximo à sede do Bangu Atlético Clube.

Cléber era o nome do menino. Mas ninguém o chamava pelo nome de batismo, só o conheciam pelo apelido de Pelé. Não por ter alguma semelhança com o Rei, mas por teu avô lhe chamar assim desde que nasceu e acabou pegando, depois que o guri, começou a jogar bola.

Camisa 10 como o Rei, menino Pelé, joga no juvenil do Bangu, onde é o craque do time e grande esperança de sucesso no clube para o futuro e ganhar uma grana boa em cima do seu talento. Prestes há completar 17 anos, Pelezinho, estava a pisar a pisar mais um degrau na sua carreira. O time profissional iria excursionar pela Inglaterra, junto com o Flamengo, num torneio em comemoração ao aniversário da rainha.

E lá foi o time do Bangu há Londres. E Pelezinho deslumbrado com sua primeira viagem. E logo para fora do país. Já é um grande feito, mal conhece o estado onde mora e logo de cara, vai ter a possibilidade de conhecer a rainha da Inglaterra, mesmo se for de longe.

Ainda um simples plebeu na terra da rainha, Pelezinho, comia a bola como um prato de comida na sua frente. Encantava os súditos da sua alteza e clicado sem parar pelos fotógrafos, querendo mostrar aos jornais, a mais nova joia da terra do Rei do futebol.

No fim do torneio, no lendário estádio de Wembley, a Rainha estava na tribuna de honra para prestigiar os campeões do torneio e entregar as medalhas. Ao lado dela, estava Paul McCartney, que iria tocar no intervalo da partida. E pra surpresa geral, o Rei Pelé, inspiração do seu avô, para dar o apelido ao neto, ia dar o pontapé inicial da final. Sabendo disso, o Rei, deu um carinhoso abraço no guri e lhe desejou sorte na sua carreira futebolística. Isso já bastava para o menino Pelezinho.

Daniel Filósofo

Daniel Filósofo é cronista, jornalista, profundo conhecedor de rock'n'roll, torcedor do Fluminense e radialista. Também escreve a coluna "A música segundo o Filósofo".

04 ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS
Não espalhe fake news,
espalhe cultura!


Postar um comentário

0 Comentários