ARTE E CULTURA

OFICINA DE ROTEIRO:
IDEIAS PARA FILMES MAL ASSOMBRADOS


O Grande João Luís Martinez está com oficina nova para ser ministrada e o assunto agora são ideias para roteiros de filmes mal-assombrados. Então se você curte o gênero não pode perder essa oportunidade:

Os filmes mal-assombrados formam um subgênero do Terror, que tem muitos fãs.

Talvez porque o desconhecido e o sobrenatural sejam interesses inatos dos seres humanos.

Na definição do dicionário o termo “mal-assombrado” está associado a “um lugar ou casa onde, segundo crença popular, aparecem visões, fantasmas, almas do outro mundo”.

A palavra “assombrado” é derivada de sombra e na antiguidade por haver situações em que pessoas e até cavalos se assustavam da própria sombra, surgiu o verbo “assombrar” e o substantivo “assombrado”, como um sinônimo de “assustado”. Ou seja, tudo que é assombrado tem uma conotação ligada ao que assusta, causa apreensão e medo. Com os relatos frequentes de lugares, castelos e casas que eram habitados por espíritos perturbados, gerou-se o termo “mal-assombrado”.

Mas as histórias em filmes mal-assombrados seguem algumas regras em seus roteiros, que podem ser aprendidas e gerarem uma ideia para um filme mal-assombrado conectado às narrativas do século XXI.

Nessa oficina de roteiro ao longo de seis encontros semanais com duração de duas horas, os oficineiros irão conhecer:

- Quais as convenções do gênero?
- Quais são os principais tropos dos roteiros de filmes mal-assombrados?
- Como conjugar os tropos a questões relevantes da atualidade?
- Que elementos dramatúrgicos uma ideia precisa conter para se
desenvolver num roteiro de filme?
- Quais as principais técnicas para “vitaminar” a sua ideia?
- Exercícios de análise de sequências e cenas de filmes do gênero;
- Análise e debate das ideias geradas na oficina.



João Luís Martínez é ator, escritor, diretor, dramaturgo e roteirista tendo atuando nas áreas do Teatro e do Audiovisual (cinema, TV e web) há mais de trinta anos. Desde 2011 faz parte do corpo docente do Studio Clio – Instituto de Artes e Humanismo, uma instituição prestigiosa na cultura porto-alegrense, onde ministra cursos e oficinas de roteiro. Há três anos ministra as suas oficinas de modo on-line, contribuindo para a formação de novos roteiristas para o mercado. João escreve aqui no Coletive a coluna Esse estranho novo mundo.

OFICINA DE ROTEIRO:
IDEIAS PARA FILMES MAL ASSOMBRADOS



DATAS: 
21/09 – Quinta; 28/09 – Quinta; 05/10 – Quinta; 15/10 – Domingo; 22/10 – Domingo e 05/11 – Domingo. HORÁRIO: 18h45 às 20h45

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
mfproartcult@gmail.com
Whatsapp: (51) 983 010 442


Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive AMA filmes mal assombrados!
 

Postar um comentário

0 Comentários