ARTE E CULTURA

Virgínia, a louca de Gravataí/RS



Virgínia, nome fictício, nasceu em Gravataí/RS, onde hoje é Glorinha/RS, filha de família abastada. É sabido que a vida imita a arte e não foi diferente para Virgínia, se apaixonou por João, um peão da família, lembrando a obra Ana Terra de Érico Veríssimo.

Quando engravidou e a barriga começou a aparecer, o pai e irmãos da garota assassinaram o rapaz, mas nunca contaram a ela. Quando a criança nasceu, arrancaram de dentro dela e sumiram com o bebê. Virgínia não sabe o sexo da criança, não pode nem vê-la.

Virgínia não aguentou o golpe e enlouqueceu, passou a viver nas ruas a procura de seu amor, o João, na esperança de juntos encontrarem seu bebê. 

Trabalhando na Fundarc eu ouvi esse relato de uma senhora, parteira das antigas e fiquei intrigada.

Um dia, passando pelo Quiosque, uma senhora em situação de rua, visivelmente atordoada me pediu um cigarro e foi assim que sentamos as duas na calçada e eu coletei sua história. Ao ouvi-la eu chorei várias vezes porque a emoção era muito grande. 

Escrevi o texto e percebi que não poderia ser apenas recitado, tinha que ser interpretado. Foi assim que nasceu o monólogo.

Eu procurei os descendentes da moça, pedi autorização e me comprometi a usar nomes fictícios. Essa é a história da história.


Isab-El Cristina Soares
Isab-El Cristina Soares é poeta, membro do Clube Literário de Gravataí, autora de 6 livros.  Graduada em Letras/ Literaturas, pós-graduada em Libras.

Escute o episódio do podcast Coletive Som gravado com Isab-El , clicando Aqui.

 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O Coletive entende a dor
das milhares de "Virginias "que
existem pelo mundo.

Postar um comentário

1 Comentários