ARTE E CULTURA



Dança do Leão/ Porto Alegre,RS


No dia 03 de setembro durante a Feira do Livro de Gravataí/RS aconteceu o III - Coletive na Feira e nele ocorreu um evento surpresa que encantou a todos que estavam presentes na Feira, A Dança do Leão, com  A arte do Leão Sar Ping, atividade realizada pelo grupo Dança do Leão de Porto Alegre/RS , coordenado pelo mestre Christian Iranzo.

A atividade foi uma homenagem do ColetiveArts para as grande Izabel Crisitna e Mari Velleda que incentivaram e muito  a participação do Coletive em mais uma Feira do Livro.

A Dança do Leão surgiu como folclore e tradição a partir de antigas lendas. Essas contam, entre outras versões, que o reino era afligida por um monstro, que devastava as plantações, espalhando fome e miséria. Então, o Imperador invocou proteção aos Céus e surgiu um Leão.


Misto de um Ser mágico e real, com sua bravura e destemor, ele afastou a ameaça sobre o povo. Também há versões dessa história que ligam a simbologia do leão a incríveis lutadores, generais famosos, figuras históricas ou personagens corajosos, o que é bastante comum ao contexto da cultura chinesa ( de 5.000 anos aproximadamente).


No entanto, modernamente as lendas têm vivido da seguinte questão: é preciso que a cada tempo as energias da boa sorte, da fartura e dos bons negócios seja renovada, trazendo Paz e Prosperidade para todos.


No Ano Novo Chinês surge o período ideal para isso (com a chegada da lua cheia ,no 1o mês lunar), e aí ressurge o leão , acompanhado de forte música, com a dança que relembra os modos e sentimentos de um Ser mágico e mitológico; cheia de energia e vitalidade, mostrando saltos, subidas e rolamentos, além de interpretações de inocência, medo e coragem. Outros episódios sociais também chamam essa exibição: casamentos, aniversários e abertura de negócios, por exemplo. 


Neles, o leão traz boa sorte através de alcançar uma alface (o verde simboliza vida e fartura ) no alto, mastigá-la e espalhar seus pedaços sobre as pessoas







Todo o nosso agradecimento para o Grupo A Dança do Leão de Porto Alegre, em especial ao mestre Iranzo, pela gentileza, olhar artístico e por incentivar a cultura aonde quer que ele esteja.




A Dança do Leão de Porto Alegre/RS

Face: AQUI
Insta: AQUI


Jorginho

Jorginho é Pedagogo, Filósofo, graduando em Artes, com pós graduação em Artes na Educação Infantil, ilustrador com trabalhos publicados no Brasil e exterior, é agitador cultural, um dos membros fundadores do ColetiveArts, editor do site Coletive em Movimento, produtor do podcast Coletive Som - A voz da arte, já foi curador de exposições físicas e virtuais, organizou eventos geeks/nerds, é apaixonado por quadrinhos, literatura, rock n' rol e cinema. É ativista pela Doação de Órgãos e luta contra a Alienação Parental.

CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, CRIANDO MUNDOS!
O Coletive AMA filmes mal assombrados!
 

Postar um comentário

0 Comentários