PSI QUER?

A vida é a melhor escolha

Setembro é um mês especial, marcado mundialmente por movimentos e ações voltadas à promoção da saúde mental, à prevenção do suicídio e às doenças mentais associadas a ele. Entender que existe uma tempestade de pensamentos e um tsunami de emoções, que geram sentimentos e sensações dentro de cada ser humano é fundamental. A campanha Setembro Amarelo visa mobilizar e conscientizar a população no sentido resgatar a esperança em dias melhores, mesmo diante as adversidades da vida. Por isso, trago algumas considerações nesse sentido.


Tudo passa.

Passa a dor quando batemos o dedo no cantinho do sofá. 

Passa o desconforto por ter comido demais no rodízio de pizza.

Passa a raiva por ter sido enganado.

Passa a angústia após saber que o procedimento cirúrgico do filho terminou e deu tudo certo.


Tudo passa.

Passa a crise de pânico.

Passa a tristeza por ter perdido o animal de estimação.

Passa a mágoa da traição.

Passa a frustração de não ser compreendido.


Tudo passa.

Passa a ansiedade após conseguir uma nova oportunidade de trabalho.

Passa o abatimento depois de uma noite mal - dormida em função das palavras

ácidas ouvidas durante o dia.

Passa o desespero com a chegada do resgate estando no meio de uma enchente.


Tudo passa?


Sim, tudo passa.

E depois de ter passado tudo, faça algumas perguntas para si.

Qual é o sentido da minha vida?

O que eu aprendi com tal situação vivida?

No que posso evoluir?

A autorreflexão é o caminho para dias promissores. Como diz o slogan da campanha: “A vida é a melhor escolha.”

FERNANDA ROCHA

Me chamo Fernanda, mas para os mais íntimos, sou a Fê . Em função dos meus 50 anos, me considero uma jovem há mais tempo. Minhas linhas de expressão são meramente relatos de tudo que já vivi. Sou mãe de uma menina linda chamada Marcela. O que, pelo adjetivo, você pode notar que além de mãe, sou também muito babona. Fiz minha graduação em Psicologia na Unisinos nos anos 90. Logo após a conclusão do curso comecei a trabalhar como Psicóloga. Tenho um vasto “currículo” com cursos, formações, etc, mas nada se compara ao aprendizado frente à experiência clínica ao atender cada paciente que passou por mim nestes 23 anos de profissão. Costumo dizer ao meu marido: “Como é bom ajudar pessoas!” e foi assim que eu comecei a escrever textos sobre saúde mental (minha especialidade), contendo dicas de autocuidado e autoconhecimento para postar nas redes sociais com o objetivo de levar a Psicologia para além das quatro paredes de um setting terapêutico. Os textos circularam nas redes sociais até que recebi o convite para contribuir com o blog Coletivearts. Que delícia tudo isto! E cá eu estou. Escreverei textos com a abordagem da saúde mental frente aos perregues da vida diária. Espero que você goste.


 CINCO ANOS DE COLETIVEARTS,
CONTANDO HISTÓRIAS, 
CRIANDO MUNDOS!
O Coletive acredita na
essência da vida! 

Postar um comentário

0 Comentários